Reinaldo Neves
O maior show aéreo e reunião de entusiastas da aviação no mundo irá novamente acontecer no final deste mês de julho. O EAA AirVenture Oshkosh será realizado entre os dias 24 e 30, incluindo dois shows noturnos, na quarta feira e no sábado.
A Organização
O evento é organizado pela “Experimental Aircraft Association” ( EAA ) e recebe a cada ano uma média de 10 a 12 mil aeronaves e um público que por vezes atinge um milhão de visitantes, durante a semana. Durante o evento, a Torre de Controle do aeroporto, frequência 118,5, torna-se a mais movimentada do mundo. A Experimental Aircraft Association (EAA) é uma organização diversificada de membros com uma ampla gama de interesses e experiências em aviação. Foi fundada em 1953 por um grupo de entusiastas interessados em construir seus próprios aviões, tendo posteriormente expandido sua participação na aviação para incluir antiguidades, clássicos, warbirds, aeronaves acrobáticas, ultraleves, helicópteros e aeronaves fabricadas contemporâneas .
O Evento
Os shows aéreos diários do AirVenture apresentam uma grande variedade no mundo atual do voo – acrobacias de precisão, as últimas inovações, exemplos raros e únicos de voo e a história ganhando vida através de warbirds e aeronaves vintage. Os melhores pilotos de acrobacias do mundo fazem de Oshkosh uma prioridade para sua programação de shows aéreos porque lá eles terão a oportunidade de se exibir diante de seus colegas da comunidade acrobática, bem como talvez do público mais experiente em aviação do planeta. Então, todas as tardes você verá milhares e milhares de fãs fiéis na linha de vôo, certificando-se de que eles tenham uma boa visão de seus pilotos/aeronaves preferidos.
Todo ano a EAA promove a reunião de um determinado tipo de aeronave e conclama aos proprietários destas aeronaves ainda em condições de vôo que compareçam ao evento. Neste ano o motivo da reunião será a aeronave Corsair, em homenagem a Jesse Brown, Tom Hudner e os homens do Esquadrão VF-32 na Guerra da Coréia. Operando aeronaves Corsair (foto 6) a partir do porta aviões USS Leyte o piloto Jesse Brown, primeiro aviador naval negro dos Estados Unidos foi abatido e seu ala, tenente Hudner aterrissou ao seu lado e retirou-o ainda vivo do avião, vindo infelizmente a falecer. Ambos receberam medalhas pelo feito e seus nomes se tornaram referência na Navy. Além da reunião em homenagem a alguma aeronave, acontecem também comemorações por datas significativas como por exemplo 80, 70, 60 anos do primeiro vôo de determinado modelo de aeronave. Neste ano diversas aeronaves estarão sendo lembradas.
Passeios em aeronaves clássicas também estarão disponíveis, sendo uma oportunidade única de contemplar a imensidão da feira, com suas diversas pistas e milhares de aeronaves estacionadas. Os entusiastas poderão adquirir tickets para voarem no Ford trimotor 1928, primeiro avião comercial produzido em larga escala, nos famosos bombardeiros da Segunda Guerra B-17 , B-25 e B-29 e ainda no minúsculo helicóptero Bell 47, famoso durante a Guerra do Vietnam.
Ano após ano, centenas de milhares de entusiastas de todo o planeta se dirigem a Oshkosh, para juntos celebrarem a paixão pela aviação. É uma experiência que todos que amam a aviação sonham em viver, e se torna inesquecível para quem tem a oportunidade de participar.
PS: Em julho de 2010 tive a oportunidade comparecer ao evento, ocasião em que foi celebrada a passagem dos 75 anos do Douglas DC-3/C-47, com a presença e vôo de diversos Douglas, incluindo um raríssimo DC-2 (foto 7) . Também voei no Bell 47 (foto 8), recebendo o certificado de vôo na aeronave. Como entusiasta, ex-paraquedista, ex-tripulante de H-1H e P-95 da FAB, e também spotter, este jornalista viveu sua mais completa e inesquecível imersão no mundo das asas metálicas.