Carlos Martins

 

Durante os dias 3 e 5 de Outubro foi realizado em San Diego o Miramar Air Show na Marine Corps Air Station Miramar abreviada de MCAS Miramar. O nome soa familiar para muitos, a base foi cenário real para o clássico filme Top Gun de 1986 e tem altas chances de aparecer no segundo filme que recentemente teve seu roteiro finalizado e já se começa a preparação para as filmagens.

Devido à grande área de pátio disponível e a fama do local graças ao sucesso do filme,  o evento se tornou  o maior show militar do pais. Neste ano contou com a presença de 700 mil pessoas apenas no sábado , quando se tem o show diurno e o exclusivo show noturno. Miramar só fica atrás do Airventure Oshkosh realizado pela EAA, e tambén a Sun’n’Fun. Estes são eventos civis e que duram uma semana.

A base de Miramar e relativamente pequena segundo os próprios militares, sua área maior fica na flight line com diversos hangares. Logo na entrada da base teve um cheque de segurança verificando todas as bolsas e selando-as até o segundo cheque , este mais efetivo e na entrada do show, aonde foi feita a revista com detector de metal.

 

 

 

 

 

 

 

 

Após todos os cheques de segurança decidir começar pelas aeronaves em exposição estática, estas em grande quantidade e realmente não foi um erro reservar 2 dias para o evento. Era possível ver aeronaves de todos os tipos, maioria militares. Uma que logo me chamou a atenção foi o Antonov An-2 Anusha , um cargueiro clássico soviético, este pertencente a Commemorative Air Force – Airbase Arizona, uma instituição sem fins lucrativos que tem apoio da sociedade e do governo para manter relíquias como essa voando pelo EUA. Soa estranho uma aeronave de origem soviética estar no maior show militar do mundo, mas ela não era a única como vocês poderão ver ao longo da matéria.

Cockpit do An-2, com o brasão comunista no manche e Sistema Anti Aereo MIM-13 Hawk

 

 

 

 

 

 

 

Hangares aonde foram gravados algumas cenas do filme Top Gun e aeronave Yakolev Yak-52

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acima :   Aeronaves T-28 Trojan  e  C-172 da Patrulha Aerea Civil

Abaixo : Aeronaves L-39 Albatros e Cessna 0-2 Skymaster,  com tração dupla: dianteira e traseira

 

 

 

 

 

 

Após a primeira área de aeronaves históricas chegamos a área de equipamentos usados pelos Marines, avistando inicialmente o F-35 Lightining II, aeronave destaque do show aéreo, uma das poucas cercadas por faixas de isolamento e sempre com 4 soldados em torno dela. Tamanha preocupação tem motivo:  O F-35 atualmente é o caca multi-missão mais moderno do mundo, nesta versão demonstrada em Miramar o avião  decolou e pousou na vertical, tecnologias que o tornaram uma das mais caras aeronaves militares da história: 156 milhões de dólares a unidade do F-35B.

No local,  um piloto de F-35 tira dúvidas e explica ao público os destaques do avião, que ainda está em fase de adaptação e treinamento nas 3 forças armadas americanas que o adquiriram: Força Aérea, Marinha e Fuzileiros.

 

 

 

Acima: Aeronaves A-4 Skyhawk e  Boeing F/A-18C Hornet

Abaixo : Helicópteros Bell AH-1Z Super Cobra e H-53 Sea Stallion


 

 

 

 

Continua na Parte 2

 

.