FAB doa aeronave F-5EM 4836 para preservação em Jataí, Goiás.

Reinaldo Neves

Uma aeronave de caça modelo F-5EM prefixo 4836, desativada pela FAB, está sendo instalada como monumento na cidade de Jataí, Goiás.A cidade e a Força Aérea Brasileira prestam uma homenagem ao piloto e herói brasileiro da Segunda Guerra Mundial ,Tenente Diomar Menezes. Antes de seu alistamento na Aeronáutica e posterior envio para a Itália, o jovem morava em frente a praça onde o avião está sendo instalado.

Nascido em Jataí, o Tenente serviu no 1° Grupo de Aviação de Caça (1°GAvCa) Esquadrão Senta a Pua, mesma unidade militar da qual o caça é oriundo. Durante os 6 meses na Itália realizou 71 missões de combate, iniciando no primeiro dia de 1945 e realizando sua missão final no mês de maio. De volta ao Brasil tornou-se instrutor de combate aéreo na Base de Santa Cruz, RJ e lá faleceu durante um treinamento, quando seu avião NA-T6 foi atingido por um aluno e na sequência o piloto não conseguiu saltar da aeronave. A sua cidade natal prestou-lhe  homenagem no ano de 1947, quando a então Praça da Bandeira teve seu nome alterado para o nome do piloto.

A aeronave Northrop F-5E Tiger II foi adquirida dos Estados Unidos em 1975 e aqui recebeu o prefixo 4836, tendo uma longa vida operacional até a sua desativação por volta de 2020. Durante sua carreira passou por um upgrade na Embraer e tornou-se o F-EM, mais eficaz e moderno tecnologicamente. Em março/abril de 1983 tive a oportunidade  de trabalhar no sistema de armas do 4836, durante dois meses de estágio, quando era aluno da Escola de especialistas da Aeronáutica ( foto 4). Voltei a ver e fotografar o avião quando de sua participação na Cruzex 2013, em Natal-RN (foto 1). Eu e todos os entusiastas da aviação ficamos felizes ao ver uma aeronave sendo preservada, principalmente quando há a história de um herói associado ao monumento.

Agradecimento eterno ao Tenente Diomar Menezes e vida longa ao 4836!

 

 

 

Fotos: Prefeitura de Jataí-GO e Reinaldo Neves.