Dia das Aeronaves de asas rotativas.
7705
post-template-default,single,single-post,postid-7705,single-format-standard,bridge-core-1.0.5,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,qode-theme-ver-18.1,qode-theme-bridge,disabled_footer_bottom,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.2,vc_responsive
 

Dia das Aeronaves de asas rotativas.

Dia das Aeronaves de asas rotativas.

A Força Aérea Brasileira (FAB) comemora no dia 3 de fevereiro o dia das aeronaves de asas rotativas. Esta data rememora os feitos heróicos dos Tenentes Ércio Braga e Milton Naranjo e dos Sargentos João Martins Capela Junior e Wilibaldo Moreira Santos, que, em 1964, cumpriam missão de paz da ONU na República do Congo, quando resgataram, com um helicóptero H-19, tripulantes e missionários prestes a serem capturados por rebeldes fortemente armados.
As principais características das Asas Rotativas são a flexibilidade e a versatilidade na hora do pouso, permitindo que as aeronaves cumpram uma diversidade de missões. Um helicóptero é capaz de chegar a locais de difícil acesso, possibilitando, por exemplo, operações de Busca e Salvamento e ações humanitárias. É também uma importante arma de guerra atuando no transporte de tropas, ataque a blindados e veículos e missões especiais.