Coleção da eterna pioneira: VARIG

A VARIG de Sérgio Knoch

Uma visita a um museu geralmente me revela objetos, quadros e documentos que remetem a alguma época lida nos livros de história, ou imagens vistas em algum programa de televisão. Fico encantado e agradecido por estar diante de algo que foi utilizado por nossos antepassados e está ali, preservado para as futuras gerações. Mas, ao visitar a coleção particular de Sergio Knoch na cidade de São Paulo, a surpresa e a emoção foram diferentes: Os itens ali expostos estavam em uso até um passado recente e as memórias adormecidas em algum recôndito da minha mente voltaram subitamente e as exclamações se sucederam: …me lembro deste painel…vi voando este modelo de avião…esse comercial marcou minha infância…e assim fui relembrando momentos de minha vida associados ao nome da VARIG. Minha geração (tenho 53 anos) foi marcada pela eterna pioneira, símbolo de supremacia nos ares brasileiros, conforto , classe e estilo. Na minha infância, no Colégio Batista em Belo  Horizonte, quando um amigo da escola viajava de avião nas férias, (e faziam questão de dizer que foi com a Varig) no retorno  as aulas falavam dos serviços de bordo, das lindas aeromoças e da visita a cabine, que a turma nunca sabia se era verdade ou não, mas todos nos deixávamos embalar no mesmo sonho do afortunado coleguinha.

Sérgio Knoch  não se contentou em ter as memórias apenas na mente, ele as queria vivas, palpáveis, completas. E com o coração generoso compartilha a visão de suas preciosidades   com os amigos e entusiastas da aviação.

 

Histórico

Ingressou na Cia Varig em 1983, na função de Coordenador Operacional e na área de Logística. Após chegar a posição de Coordenador Líder terminou o curso de piloto, realizou o Ground School  no Boeing 737-200 e 300 e voou até o final melancólico da empresa. Posteriormente prestou serviços na Cia Azul.   A partir de 1985 começou a colecionar itens da empresa, iniciando um garimpo em sebos na busca por propagandas antigas, folders e também iniciou a montagem dos modelos dos aviões voados pela Varig. Nesta busca pelos modelos , viajou algumas vezes para o exterior, tendo encontrado alguns apenas na Alemanha, como foi o modelo do hidroavião Dornier prefixo P-BAAA, primeiro avião a realizar um vôo comercial no Brasil, em 1927, voado pela Varig.  Sérgio Knoch realizou sua primeira exposição  no Hangar 3 de Guarulhos, no ano de 2000. Esta foi uma exposição de painéis. A partir desta exposição funcionários da ativa e também aposentados começaram a lhe enviar material e desde então seu acervo não para de crescer. Participou de diversas exposições na própria Varig, Clube do Manche  e também no Shoping Center de São Bernardo do Campo e Barra Shoping.

Para Sérgio, todas as peças de seu acervo tem um enorme valor sentimental, além da importância histórica.. É sempre com muita alegria que ele abre algum pacote que chega trazendo alguma medalha, folder, pin, safety, qualquer produto enfim com a marca VARIG, enviada por seus amigos. E sempre que possível passa um tempo garimpando em sebos , procurando por alguma antiga publicação .

Coleção

São milhares de ítens. Para Sérgio, os principais itens de sua coleção são:

56 modelos de  aviões Varig , 3 diplomas relativos ao cruzamento da linha do Equador , 4 flight informations , 43 chaveiros, 35 paineis perfazendo um total de 340 propagandas de diferentes épocas,  ,41 bandejas de serviço Varig , 32 bolsas tipo necessaries, 6 maletas antigas da decada de 60 e 70 , 4 conjuntos de copo , 6 conjuntos de talheres dos diversos anos , 17 canetas Varig , 6 conjuntos de uniforme sendo 3 de comissaria , 1 de primeiro oficial , 01 de mecanico , 01de  segurança e inúmeras  pastas com fotos , cardápios , mapas ,safety information, etc…

Sérgio Knoch é um grande exemplo de dedicação a preservação da memória aeronáutica e desejamos que ele continue firme neste propósito.

O site asasmetálicas conclama a todos os amigos entusiastas que trabalham na organização de eventos aeronáuticos   a convidarem o Sérgio a expor parte de suas preciosidades.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Texto:  Reinaldo Neves, Editor.

 

 

-

 

 

Responses are currently closed, but you can trackback from your own site.

Comments are closed.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck