Primeiro Spotterday no Aeroporto Carlos Prates

Reinaldo Neves

Uma mesa de café da manhã com variados quitutes , sucos e guloseimas diversas. Entre um pão de queijo e uma fatia de bolo ou uma bolacha recheada , regados a um refrigerante ou um café, a conversa ia acontecendo , outros participantes chegavam, o comensal  aumentava em número de convivas e de delícias a serem saboreadas. Não,  não estamos falando de um encontro de acampantes  em uma colônia de férias ou de alguma clássica reunião anual da grande familia:  O assunto  em pauta é aviação, é fotografia, é SPOTTING !  E mais especificamente, o Primeiro Spotter Day no Aeroporto Carlos Prates, na cidade de Belo Horizonte. E as atividades do dia tiveram o seu início com um delicioso café da manhã comunitário.

O Aeroporto dista cerca de 7 Km do centro da capital mineira e possui uma pista com 928 metros de extensão, além de uma área de 5 mil metros para estacionamento de aeronaves. O forte aqui são os vôos das escolas de formação, aviação geral de pequeno porte, aviação desportiva e helicópteros, além de diversas oficinas de manutenção e também as instalações do Aeroclube de Minas Gerais.

Após o café da manhã os spotters adentraram as instalações do aeroporto, sendo identificados e portando o colete reflexivo.  A área escolhida para o spotting ficava na lateral da pista de taxi e próxima a uma das cabeceiras, o que propiciou um desfile de todas as aeronaves durante o tráfego a caminho da decolagem. Durante as 3 horas que ali permanecemos poucos foram os momentos de trégua e pudemos assistir/registrar dezenas de pousos e decolagens.

O Aeroclube de Minas Gerais  brindou os spotters com um taxiamento da histórica aeronave PT-19 PP-TTI, que foi intensamente fotografada por todos. Esta relíquia, que veio voando dos Estados Unidos há muitas décadas,  carece de algum investimento para ser novamente autorizada a levantar vôo e o aeroclube tem envidado esforços neste sentido.

Após o almoço o instrutor Arquimedes nos apresentou o simulador de vôo do King Air e fez uma demonstração de um vôo completo no equipamento. No período da tarde os spotters fizeram uma visita as instalações da ACEMG. Nossos  agradecimentos ao Aeroclube. Nas dependências do Aeroclube está localizado o restaurante da Helen, que  serviu um delicioso e substancial almoço para os mais de 30 spotters presentes no evento.

A seguir, listamos por tipo de aeronave o movimento no aeródromo durante nosso período de visitação:

C152: 45              C172: 11            C182: 7
RV10: 6                RV9: 3                RV7: 3
ULAC: 17 (Entre Super Petrel, Aerobravo B700, Conquest 180 e outros)
BE36: 4                R44: 4                 EAGL: 2
H269: 12              PAUL: 8              P28T: 12
R22: 6                  BE33: 5               AS50: 7

Os spotters que permaneceram até o final do evento tiveram uma agradável surpresa proporcionada pelo spotter Carlos Martins, que sorteou  alguns brindes trazidos diretamente da Fidae , no Chile.

Agradecimentos:                                                                                                                                           Aos organizadores do evento, Eduardo Cabreira,  Andre Aguiar, Gustavo Henrique, Henrique Coutinho e Jardim Darlene, todos do staff do Spotter Clube de Minas Gerais.                                Aeroclube de Minas Gerais ( ACEMG), ao instrutor Arquimedes Araujo  e  Raphael Brescia.          INFRAERO, pela atenção de seus funcionários e aos seguranças do aeroporto.

.