Reinaldo Neves

O domingo amanheceu ensolarado, céu azul com algumas nuvens esparsas, muita cantoria dos passarinhos e a promessa de um dia pleno de atividades aéreas. No sábado a noite foi grande minha movimentação conferindo as câmeras, objetivas, cartões de memória, colete, tripé, business cards, enfim todos os equipamentos e acessórios necessários para a cobertura dos Portões Abertos do PAMA LS. As oito horas liguei o motor do possante, embarquei meu fiel assistente André Felipe e rodei por cerca de 35 kms, saindo de Belo Horizonte , passando em frente a bela cidade administrativa, naquele momento silenciosa,  subindo e descendo morros ao lado da cidade de   Vespasiano  e chegando por fim a entrada do Parque de Manutenção da Aeronáutica, em frente do qual há um monumento com uma aeronave Texan T6 exposta.

Uma vez identificados e com os crachás de imprensa no pescoço adentramos ao Parque, caminhando por suas bem cuidadas ruas e avenidas, acompanhando a massa de visitantes que acorreram a prestigiar a Festa Aeronáutica!

Como nos anos anteriores, foi montada uma grande área de facilidades para os visitantes, com dezenas de barracas oferecendo lanches, almoços, bebidas, souvenirs, etc… bem como dezenas de mesas e cadeiras à sombra, possibilitando o descanso para os mais cansados ou um lugar mais confortável para as refeições..

No interior do Hangar diversos estandes exibiam produtos para venda, exibição de itens aeronáuticos e de colecionáveis, além da demonstração de equipamentos da FAB. Durante o dia foi intensa a movimentação das famílias entre estas áreas e o pátio das aeronaves, com a criançada correndo, comprando balões, admirando os aviões e sonhando em serem pilotos (toda criança é um entusiasta em potencial).

Logo na entrada do Pátio das Aeronaves encontrei estacionada uma aeronave Hawker HS 800, atualmente utilizada pelo GEIV, Grupo que monitora todo o serviço de comunicação e a eletrônica entre aeroportos, torres de sinalização e as aeronaves. Atualmente a FAB possui quatro destas aeronaves e com a desativação do PAMA de Recife as manutenções deste avião estarão agora a cargo da unidade de Lagoa Santa.

Também estavam estacionadas diversas outras aeronaves, dentre as quais destacamos um Tucano T27, um Banderulha P-95 do Esquadrão Phoenix, de Florianópolis, um C-105 Amazonas da base de Campo Grande e os helicópteros Super puma e Blackhawk, este último pertencente ao 5/8 Gav, da Base Aérea de Santa Maria. Afastados do grande público, na área de taxiamento, estavam dois bandeirantes C-95, um deles do modelo modernizado C-95 CM, pertencente ao ETA 3 e que durante o dia efetuou o lançamento de paraquedistas. Lá também ficaram posicionados o C-98 Caravan do CIAAR, o T-25 B Universal 1831 pertencente ao PAMA LS, conhecido como Tangão por ser o único equipado com um motor tripá. A Polícia Militar enviou seu helicóptero Esquilo Pégasus 14, que realizou uma demonstração de descida em rapel, técnica que exige grande arrojo e perícia  dos militares.

Durante o dia houveram diversas apresentações aéreas que contribuíram para uma boa otimização da grade de atrações, combinando passagens baixas de aeronaves civis, lançamento de paraquedistas, sobrevôo de caças a jato A-1 AMX, F-5EM, passagens do A-29 Supertucano, e sobrevôo do Blackhawk.

A grande estrela da festa, o Esquadrão de Demonstração Aérea, mais conhecido como “Fumaça” fechou o evento com sua característica e habitual competência, brindando a todos com seu seqüenciamento de manobras, passagens solitárias, em dupla, trio, quatro aeronaves e com a equipe completa, sempre marcando os céus com sua escrita branca, ao som do comando do líder, Cel Esteves, “FUMAÇA  JÁ “!!!

Nossa geração de entusiastas está tendo a oportunidade de viver um grande momento de transição, quando a Fumaça está em seus últimos dias voando o T-27, avião nacional que tantas alegrias tem dado aos aviadores e a população brasileira, mas que infelizmente está chegando ao seu limite operacional e de manutenção, exigindo sua substituição. No final deste ano a equipe encerra as atividades nesta aeronave e inicia um semestre de reclusão em Pirassununga, período que mecânicos e pilotos se adestrarão na nova aeronave, o caça leve  A-29 Super Tucano. Um novo ciclo terá início em 7 de setembro de 2013, quando a Fumaça retornará ao circo aéreo durante as comemorações da Independência.

Vida longa a nossa Esquadrilha da Fumaça!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esta reportagem foi publicada originariamente neste site em Outubro de 2012