Portões Abertos no MUSAL – 2011

Reinaldo Neves

Sábado, dia 22 de Outubro, às 14 horas iniciamos nossa viagem, rumo ao Museu Aeroespacial da Aeronáutica, no histórico Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro.Durante a manhã, cobrimos o evento dos Portões Abertos na EEAR, em Guaratinguetá, SP, e após o encerramento tomamos o rumo da Rodovia Dutra, uma viagem que nos levou através de algumas planícies, montanhas, vales e até precipícios (Serra das Araras) passando por um desconhecido caminho em Seropédica (antiga Estrada Rio – São Paulo) alcançando a Avenida Brasil por volta do número 41.000, para nós um espanto!  Conversando com alguns transeuntes e visualizando algumas placas chegamos ao nosso destino e nos hospedamos na UNIFA (Universidade da Força Aérea), Instituição Militar adjacente ao Museu. Um banho quente, um jantar e uma revigorante noite de sono nos deixaram preparados para o dia seguinte, dia dos mais aguardados pelos entusiastas da aviação.Domingo, dia 23 de Outubro, dia do Aviador brasileiro, data em que se comemora o memorável vôo de Alberto Santos Dumont em Paris, no ano de 1906, primeira apresentação na história da humanidade de um vôo de algo mais pesado que o ar, em que o inventor marcou data, horário, convocou a imprensa e decolou com meios próprios, sem nenhum auxílio externo! E, para abrilhantar ainda mais o evento, neste ano nossa Força Aérea está completando 70 anos de existência, data comemorada em todas as Unidades da FAB espalhadas pelo país. Neste ano resolvemos acompanhar os festejos no Museu Aeroespacial da Aeronáutica, mais conhecido no meio aéreo como MUSAL. Inaugurado em 1976, o Museu tem como objetivo a preservação e divulgação do material aeronáutico e documentos históricos para as futuras gerações. Conta com diversas coleções abrangendo os primórdios da aviação mundial e a história de nossa Aeronáutica, além de um acervo de mais de 100 aeronaves em exposição e em processo de recuperação. Na área externa aos hangares do museu estavam expostas algumas relíquias, como o Thunderbolt P-47, C-115 Bufalo e o Avro C-91, além de, ao longe, serem visualizados diversos outros pássaros metálicos aguardando recuperação. Esbanjando simpatia e atenção, os funcionários do Musal se empenharam em tornar este dia em algo memorável e inesquecível para todos os presentes, com diversas atrações sendo apresentadas tanto no espaço aéreo quanto terrestre. Dezenas de barracas, alinhadas na área destinada ao público ofereciam um variável cardápio para todos os gostos alimentícios, além dos conhecidos vendedores de itens de vestuário com motivos de aviação e Forças Armadas, colecionismo, e também Escolas e outros grupos. Durante a jornada diversos brindes foram sorteados entre as cerca de trinta mil pessoas que compareceram ao MUSAL, um público bastante expressivo. Dentre as atrações, a Banda Marcial de Santa Cruz se apresentou trajando seu garboso uniforme de desfile, alegrando a multidão com suas marchinhas e as graciosas balizas executando sua coreografia. Junto ao Thunderbird P-47 um grupo de entusiastas vestiram uniformes dos pilotos e militares da FAB durante a campanha na Itália, revivendo um glorioso momento de nossa Força Aérea. No ar, uma réplica do Demoiselle, de Alberto Santos Dumont, efetuou diversas passagens relembrando a todos os vôos que este mineiro realizou em Paris e arredores, nos ano de 1906 a 1910. Este pequeno avião, que pode ser considerado o “Pai dos Ultraleves”, foi a primeira aeronave a ser fabricada por diferentes construtores, pois Santos Dumont liberou a patente e o demoiselle se tornou bastante popular, com cerca de 40 unidades construídas na época. A nossa aviação de caça esteve representada pela aeronave F-5M pilotada pelo Capitão Plínio e pela aeronave A-1, esta comandada pelo Tenente Matias, ambos baseados na Base Aérea de Santa Cruz. Estas aeronaves, além da exposição estática também efetuaram diversas passagens a baixa altura, para alegria e deleite dos espectadores. A operacionalidade dos helicópteros militares foi demonstrada por um Super Puma H-34, tripulado pelo Tenente Fernando e sua equipe, os quais realizaram um desembarque de tropas pelo método do rapel e uma evacuação de tropas de área restrita, através do método conhecido como “maguire”. Alto profissionalismo! Os céus dos Afonsos se encheram de cores e movimento quando uma aeronave Hercules C-130 lançou dezenas de pára-quedistas militares em sucessivas passagens, os quais desceram realizando manobras ousadas, como TRV (modalidade em que um pára-quedista viaja encaixado sobre o para quedas do colega), curvas e giros de 360 graus. Alguns pára-quedistas, integrantes da CDA (Comissão de Desportos da Aeronáutica) efetuaram também pousos de precisão, aterrando exatamente em cima de um colchão circular de ar, utilizado em competições. Participando da equipe estava a Sargento Cássia Bahiense, do Corpo Feminino de Graduados da FAB, naquele evento completando 820 saltos. Em suas palavras “esperamos que nossos saltos incentivem a juventude a servir a Força Aérea e ao país”. Parabéns à equipe de pára-quedismo do CDA!Completando o “list” de aeronaves da ativa o Exercito Brasileiro enviou um helicóptero Eurocopter Panther e um AS 350 Esquilo, e a Marinha do Brasil fez-se representar por um Helicóptero Sikorsky SH-3 Sea King. Encerrando o evento com chave de ouro, o nosso Esquadrão de Demonstração Aérea surgiu por entre as nuvens e o azul do céu, mergulhando sobre a pista em perfeita harmonia e sincronismo, arrancando gritos de exclamação da platéia a cada manobra arrojada executada pelo “team” de sete pilotos, comandados pelo Tenente Coronel Esteves e seus companheiros, Alexandre, Caldas, Escobar, Renó, Marcelo, Boery e Carvalho. Aos poucos, o sol foi se escondendo atrás das montanhas a oeste do Campo dos Afonsos, tingindo o céu e nuvens em tons e matizes quentes, prenúncio da noite que se aproximava, silenciando e esvaziando o pátio do Musal, cujo público agora se dirigia de volta aos lares, ávidos para relatar aos amigos as emoções, imagens e momentos vividos neste dia.

 

 

 

 

 

 

 

Agradecimentos:

Equipe de Organização do evento, aqui representados pelos Srs. Ivan Roberto Soares e José Henrique Tomaz.

Comunicação Social, através da Srta Alba Valério, que prestou um enorme apoio à nossa e demais equipes de reportagem.

EQUIPE ASASMETALICAS Reinaldo Neves, Editor e fotógrafo. Cláudia Vaz, Fotógrafa.