PLUSpotterDay, segunda edição !

Na sexta feira, dia 5 de fevereiro , o Aeroporto da Pampulha teve um de seus mais movimentados dias quando centenas de belorizontinos e turistas chegaram e/ou sairam da capital mineira, em uma típica véspera de feriado. E foi nesta data apropriada que o Spotter Club de Minas Gerais agendou a segunda edição do PLUSpotterDay.

Com o apoio da Infraero e a participação do staff do Clube , dezenas de entusiastas e spotters se inscreveram para o evento e puderam  assim registrar a intensa movimentação das aeronaves. No período da manhã o grupo se concentrou no Spotting point ao lado da cabeceira 13, em posição elevada em relação a mesma, propiciando belas imagens da chegada dos aviões e também do início da corrida de decolagem.  Como as atividades tiveram início as 07:00 h, os participantes providenciaram um completíssimo café da manhã,  com bolos, biscoitos, pães, sucos, refrigerantes e outras guloseimas, nada devendo a um Café Colonial.

Após o almoço, o grupo se dirigiu a sala de embarque e dali para o pátio de aeronaves, posicionando-se estrategicamente entre a pista e os hangares. Posteriormente um ônibus da Infraero propiciou um tour pelos hangares dos dois lados da pista, ocasião na qual foi possível fotografar a aeronave ATR 72 da TAP Express. O tour terminou no pátio militar, pertencente ao CIAAR.

Durante o evento, profissionais da Biocev, empresa responsável pelo controle de aves no aeródromo trouxeram duas aves predadoras utilizadas na captura e controle; um gavião e um falcão. Muitos entusiastas pela primeira vez puderam fotografar estas aves e eventualmente segurar o falcão, o mais dócil da dupla.

Durante o dia aconteceram um total de 174 operações entre pousos e decolagens, sendo 50 helicópteros,  15 monomotores e  58 bimotores a hélice da aviação geral e executiva e 51 jatos executivos . Deste total, a aviação comercial teve 20 operações com ATR-72 e 2 Embraer E-190.

O site agradece ao apoio fundamental da Infraero e a dedicação da equipe do Spotter Clube Minas Gerais,  que vem agitando operacional e culturalmente a comunidade de spotters e entusiastas do estado.