Iniciada a Revisão de 1000 horas de vôo nos helicópteros AH-2 SABRE

Circulou ontem, dia 12 de Abril a informação de que a empresa IAS (  Indústria de Aviação e Serviços ) estava autorizada a realizar a manutenção dos helicópteros da FAB AH-2 Sabre. Estas aeronaves, em um total de 12 exemplares , foram adquiridas da Rússia, em um contrato assinado ainda no governo Lula. Originalmente são do modelo MI-35M, e foram designados para a Base Aérea de Porto Velho, em Rondonia. Desde a sua chegada realizaram diversas missões na região amazônica e também se deslocaram para atuar em outras regiões do país, em eventos como a CRUZEX 2013, Copa das Confederações, Copa do Mundo, Jogos Olímpicos, dentre outros.
O AH-2 Sabre é uma aeronave desenvolvida especificamente para o combate, possuindo um canhão para destruição de carros de combate e suportes laterais para uma ampla carga de foguetes e mísseis. Sua capacidade de também transportar um grupo de até 8 soldados o torna ainda mais eficiente no apoio aproximado as tropas. Sobre o contrato , falou o CMT da FAB, Brigadeiro Carlos Baptista Júnior:
“  Esta primeira revisão de 1.000 horas de voo / 6 anos de operação é um importante marco para o futuro desta frota. O AH-2 é uma plataforma confiável e capaz de cumprir as missões para as quais foi desenvolvida. Este próximo passo nos mostrará se é economicamente viável. Espero sinceramente que sim. “
Os dois helicópteros iniciais já se encontram desmontados dentro das instalações da IAS, sendo que o primeiro a chegar foi ainda em 2018, permanecendo por um longo período nas instalações do PAMA LS, aguardando o desfecho da destinação da frota. A FAB chegou , segundo rumores na época, a cogitar se desfazer da frota, devido a dificuldade de manutenção do equipamento russo.
A empresa IAS tem suas instalações na cidade de São José da Lapa, próxima ao Aeroporto de Confins, MG.