Reinaldo Neves

Nesta reportagem pretendo mostrar aos colegas uma viagem que fiz em 2006, visitando dois shows aéreos no estado da Flórida.

Minha viagem começou bem antes que eu, efetivamente , reservasse meu lugar no vôo que me levaria aos Estados Unidos. Como entusiasta da aviação e com quase 1500 horas de vôo como tripulante em aeronaves da Força Aérea, eu não via a hora em que pudesse admirar e fotografar aqueles pássaros metálicos só visualizados em filmes e revistas.
Após pesquisas e busca de informações decidi conhecer duas feiras aeronáuticas no estado da Flórida, as quais, neste ano aconteceriam com poucos dias de diferença. Sendo assim, embarquei em um vôo da Delta, a partir de Curitiba, com destino a Atlanta, na Geórgia, e de lá, após os trâmites da imigração, segui para Orlando. O meu agente de viagem conseguiu montar um mini-pacote para mim, por U$ 880,00 ida e volta e ainda 4 pernoites em Orlando, uma tarifa realmente muito atrativa. Como iria passear por 14 dias, aluguei um carro básico, que me custou cerca de U$ 500,00, com todo o seguro e taxas inclusas. Com ele atravessei o estado de centro a sul ( Orlando-Miami ), de leste a oeste ( Boca Raton-Port Charlot ) e depois o caminho inverso.
Uma dica interessante sobre a locação de carros é você, ao chegar ao pátio para escolher o carro, esperar um pouco e deixar os apressadinhos retirarem os básicos disponíveis, aí os funcionários trazem outros carros mais interessantes, tal como o que eu retirei . Pude viajar com bastante espaço e conforto!

 

A primeira feira visitada ( na realidade show aéreo) foi o Flórida International Air Show, evento que acontece em 3 dias no aeroporto de Punta Gorda, geralmente no mês de março. Este evento émuito interessante pois há a presença de aviões antigos clássicos, aviões da segunda guerra, demonstrações de acrobacia e também aviões da Força Aérea Americana

E para os que gostam de carros antigos e clássicos, os colecionadores da região aproveitam para exibir também suas belas máquinas restauradas, algumas inclusive para venda.

O público que comparece é bastante heterogêneo, é um evento que congrega famílias que se deslocam para passar o dia em meio aos aviões e demais atrações, bem como antigos e  novos aeronautas, que aproveitam para relembrar feitos antigos e aventuras recentes.

 

Após esta necessária introdução vamos aos aviões:

 

*Dentre os aviões de transporte havia este clássico Douglas C-54, com suas linhas elegantes e aspecto impecável; acabou servindo também de abrigo, sob suas asas, para os visitantes se abrigarem do sol inclemente da Flórida.

 

 

 

*Este DC-3 reluzia ao sol como se ainda estivesse voando no serviço postal pela American Airlines, esperando pelos malotes.

Este modelo foi o principal avião usado pela cia durante a Segunda Guerra.

 

 

 

 

 

Pertencente a aviação militar havia este C-23 Sherpa, com sua rampa estendida e aberta a visitação pública. Fabricado pela Short Brothers, é largamente utilizado pelos Estados Unidos nas bases européias , guarda nacional e em operações militares nas quais haja a supremacia aérea.

 

 

 

Logo na entrada estacionou este belo F8F Bearcat belíssimo exemplar de um avião bem sucedido em sua época. Desenvolvido pela Grumman, equipou 24 esquadrões de caça da marinha americana, foi utilizado pelos Blue Angels, combateu na Indochina e foi muito usado em corridas aéreas. Hoje é um “must” para colecionadores.

 

 

 

 

 

Bem a sua frente estava este North American T6, famoso avião treinador que formou milhares de pilotos militares ao longo de décadas de serviços prestados a diversos países, entre os quais o Brasil, tendo sido o avião de nossa esquadrilha até a ativação dos Tucanos.

 

 

*Nesta cena vemos um T-28, também conhecido como “Trojan” e ao fundo um Hércules C-130. Por um período na década de sessenta a marinha brasileira e a FAB chegaram a operar o T-28. O C-130 Hércules é o principal vetor de carga de muitas Forças aéreas no mundo ocidental.

 

 

 

 

*A marinha enviou este  exemplar do avião-radar E2 Hawkeye, com seus motores de oito pás. Operando desde o final da década de 60 este avião sofreu diversos processos de upgrades e tem participado de quase todos os teatros de operações militares norte-americanos. Este foi um dos mais concorridos aviões do evento, devido a raridade de sua presença neste show.

 

 

 

*Bastante chamativo era este T-33, figurinha carimbada em shows aéreos, conhecido como Red Knight, que, de longe, com sua berrante pintura vermelha era alvo de comentários e exclamações, todas elogiosas. Na década de 60 estes aviões, com o mesmo nome, formavam a  esquadrilha de demonstração canadense.

 

 

 

*O famoso corredor da Nascar, Dale Enhrardt Júnior estava representado com seu carro e um trailer que exibia um vídeo sobre corridas; também foi uma exposição bastante concorrida pois o piloto é muito querido pelos americanos.

 

 

*os paraquedistas do exército deram um show, com a formação de uma

estrela com oito militares em queda livre e um pouso preciso em frente ao público, com seus belos velames amarelo e preto contrastando com o azul do céu.

 

 

 

 

*O show aéreo teve um de seus pontos altos quando este wingwalker passou de um avião para os esquis de um helicóptero, o qual, na seqüência executou uma série de manobras que tiraram o fôlego de muita gente na platéia, temendo pela queda do acrobata.

 

*Na seqüência, um A-10 Thunderboldt, avião projetado para missões de ataque ao solo, executou uma série de manobras simulando uma situação real de combate, as quais culminaram com a simulação de um bombardeio na pista. Após uma ensurdecedora explosão, as labaredas atingiram 30 metros de altura, transmitindo calor até aos expectadores próximos à pista. Houve um princípio de pânico entre os mais assustados, acreditando que realmente havia acontecido um bombardeio!

 

*E…finalmente o “grand finale”, o mais esperado de todos, o show dos Thunderbirds, esquadrão de demonstração da Força Aérea Americana, equipado com o F-16 , pintados em azul e branco, com pequenos detalhes em vermelho.

*Inicialmente algumas passagens individuais mostrando a performance e manobrabilidade da aeronave.

*A seguir uma formação com quatro aeronaves, as quais efetuaram diversas manobras exibindo um misto de alta velocidade, vôos rasantes e subidas alucinantes acima das nuvens.

 

*Por fim, o team incorporou mais duas aeronaves e efetuaram diversas manobras clássicas e bem conhecidas dos aeronautas, para deleite do público.

 

Com o término da apresentação dos Thunderbirds o show praticamente acabou e retornei ao meu veículo para enfrentar uma longa viagem de regresso a Boca Raton, já sonhando com a “Sun n Fun”, que dentro de alguns dias iniciar-se-ia em Lakeland.
Mas aí já é outra história…

 

 

 

 

-Esta viagem aconteceu em Março/Abril  de 2006 e a reportagem foi escrita em março de 2007 , não tendo sido publicada previamente neste site.