Reinaldo Neves

 

Em junho de 2007 visitamos o Salão Internacional da Aeronáutica e Espaço, mundialmente conhecido como Salão de Le Bourget, em razão de sua realização no aeroporto de mesmo nome, em Paris. Trata-se da maior feira mundial de negócios da aviação comercial , acontecendo a cada dois anos e atraindo empresários, executivos, aeronautas e legiões de entusiastas. Nossa chegada no velho continente se deu nas asas de um Airbus A-330 da Air Europa, com a entrada e trâmites migratórios em Madrid, no Aeroporto de Barajas. Colado na janela, câmera fotográfica em punho fui registrando as aeronaves estacionadas ao longo do caminho da taxiway até os fingers. Hoje, já transcorridos sete anos desta viagem, ao “folhear” as fotos de viagens passadas no computador, resolvi investigar o destino atual destas aeronaves  e acabei confirmando a tese de que a aviação é um dos ramos de “business” mais dinâmicos que existe. e uma simples busca por informações  das aeronaves revela muito sobre sua história.

Foto 1:  3 aeronaves Grumman Gulfstream I, da Cia de carga Stellair. A Cia não mais existe e a última informação encontrada sobre as aeronaves  é que estão fora de serviço e indo a leilão.

Foto 2: 1 aeronave cargueira DC-8 , da Cygnus Air . Foi substituída por um  Boeing 757 e após passar por mais dois proprietários sua situação atual é “stored” ou seja, no solo, fora de operação, aguardando uma destinação.

Foto 3:  1 aeronave MD-80 da Air Comet. Esta aeronave foi vendida a um operador norte americano e  posteriormente foi desmontada e sucateada.

Foto 4: 1 aeronave Boeing 737-300 da Bulgária Air. Vendida em 2012 para um banco norte americano, acidentou-se em 2013 e foi desmantelada.

Foto 5: 1 aeronave Boeing 727-200, na foto apenas com o prefixo, atualmente voa como aeronave oficial da Republica do Benin.

Foto 6: 2 aeronave s da DHL, sendo um Boeing 757-200 pintado de amarelo e um Airbus A-300, prefixo OO-DLT. Este A-300 acidentou-se durante uma aterrissagem em 2012 e atualmente encontra-se estocado, fora de operação.

As  fotografias registram 6 diferentes cias aéreas e um total de 9 aeronaves. Uma das Cias não mais existe, e das 9 aeronaves somente 2 continuam em operação.