Reinaldo Neves

 

 

 

 

 

 

 

 

O sábado amanheceu nublado, com as nuvens baixas e cinzas , a temperatura pedindo um leve agasalho e alguns pingos de chuva esparsos.  Este cenário, no sábado dia 20 de Setembro, de forma alguma desanimou as dezenas de aficcionados que compareceram em massa à primeira parte do evento, no Aeroporto de Campinas.  De Guarulhos, das portas do hotel Matiz duas vans se deslocaram para o Aeroporto de Viracopos transportando 7 Spotters Argentinos, 6 Spotters paraguaios e 14 Spotters brasileiros, um autêntico congraçamento ao estilo Mercosul ! Por volta das 11;30 as vans retornaram a Guarulhos, para  participação no segundo ato do evento, uma tarde de spotting na Base Aérea de São Paulo.

Organização

O evento foi integralmente planejado e executado pelo site AEROIN, com a coordenação do Spotter  Luis A. Neves, que após meses de negociações conseguiu costurar um apoio da Cia AZUL,  da operadora Aeroportos Brasil Viracopos , General Eletric e do Comando da Base Aérea de São Paulo. Também foi fundamental o apoio conseguido junto ao Hotel Matiz, com um valor de diária muito acessível para os visitantes. Agradecimentos ao Luis Neves pela extrema dedicação à atividade.

 

 

Desenvolvimento

O período da manhã em Viracopos pode ser lido neste link:    http://www.asasmetalicas.com.br/campinas-spotting-day

No período da tarde, ao chegarem no portão da BASP os spotters eram identificados através de conferência em uma lista e deixavam ali na portaria um presente para o Natal das crianças carentes de Cumbica.  Todo final de ano os militares da Base Aérea promovem uma atividade aberta ao público e distribuem presentes para as crianças carentes que moram nos entornos daquela Unidade Militar. No acordo acertado com a BASP cada spotter participante contribuiu com um presente para aquele evento, que deverá acontecer no final do ano.

No transcorrer da tarde, entre uma decolagem e outra os grupos de amigos foram se reencontrando, atualizando as conversas, trocando informações sobre novos spotting points, novas aeronaves, viagens e eventos aeronáuticos e também informações sobre velhas aeronaves com novas pinturas. O grupo de spotters estrangeiros passou a tarde fotografando do famoso “morrinho de Guarulhos”

Por volta das 16;30 todos posaram para a foto oficial do evento e após aconteceu o sorteio de dois brindes enviados pela General Eletric, oportunidade em que o Staff do site AEROIN agradeceu a presença e a participação de todos.

Encerramento

As 18 horas o evento foi oficialmente encerrado, sendo que diversos spotters se dirigiram para o terminal do Aeroporto, para algumas fotografias noturnas. No domingo ainda ressoavam ecos do evento, através dos diversos entusiastas que se hospedaram por todo o final de semana no Matiz e passaram o dia em idas e vindas Terminal/Terraço até embarcarem no retorno ao seus lares.

O evento confirmou o aumento do número de spotters e o fortalecimento dos laços de companheirismo e amizade entre a comunidade.