Saab apresenta soluções estratégicas de defesa na LAAD

Saab apresenta soluções estratégicas de defesa na LAAD

A Saab apresentará na LAAD Defence & Security 2023 soluções de defesa altamente tecnológicas, com destaque para o caça Gripen e o sistema de defesa antiaérea MSHORAD.

A Saab, empresa líder em tecnologias de defesa e segurança, participará da LAAD Defence & Security 2023, que acontecerá entre os dias 11 e 14 de abril, no Rio de Janeiro. Durante o evento, a empresa apresentará um amplo portfólio de soluções aéreas, terrestres e navais de última geração.

A Saab mantém parceria com as Forças Armadas brasileiras e busca ampliar sua atuação estratégica na região, conforme destaca Marianna Silva, diretora geral da Saab na América Latina:

“A Saab tem um forte histórico de cooperação com as Forças Armadas brasileiras. Além do programa Gripen, podemos destacar nossas soluções de defesa antiaérea e de treinamento e simulação, e sistemas avançados de monitoramento e fusão de informações, utilizados no Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira (SISFRON)”, explica Marianna Silva. “Queremos ampliar esta parceria estratégica e estamos entusiasmados em apresentar nossas soluções de ponta para a América Latina”, complementa.

O caça multimissão Gripen E, denominado F-39 Gripen pela Força Aérea Brasileira (FAB), será novamente um dos grandes destaques na LAAD. A réplica em tamanho real do caça estará aberta para visitação do público durante o evento sem necessidade de agendamento prévio. A aeronave é símbolo do maior programa de transferência de tecnologia da Suécia para o Brasil, com grande contribuição para o desenvolvimento da indústria de defesa nacional. Os primeiros quatro caças, das 36 aeronaves adquiridas pela Força Aérea Brasileira, já estão em operação no país.

Outro grande destaque da Saab na LAAD será o sistema de defesa antiaérea móvel de baixa altura (Mobile Short-Range Air Defense – MSHORAD), uma solução de defesa antiaérea com alto grau de mobilidade para acompanhar tropas mecanizadas e blindadas em deslocamento, que combina uma ou mais unidades de tiro RBS 70 e um radar Giraffe 1X, interligados ao Sistema de Comando e Controle (C2) da Saab. No estande, a Saab demonstra a possibilidade de integração de uma unidade de tiro RBS70 NG à Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Média Sobre Rodas (VBTP MSR) Guarani, do Exército Brasileiro.

O protótipo do Giraffe 1X também estará em exibição. O radar da banda X tridimensional de curto alcance, transportável e multimissão, pode ser facilmente desdobrado em vários ambientes, desde plataformas terrestres (fixas ou móveis) a navais, na versão Sea Giraffe 1X, bem como posições estacionárias e qualquer tipo de estrutura de C2.

O público poderá conhecer de perto outras soluções, como os sistemas de combate terrestre da Saab como o Carl-Gustaf® M4, a nova geração do armamento portátil e multifuncional usado na proteção de tropas e instalações em combate, e o NLAW, um sistema de míssil antitanque, ambos utilizados em inúmeros países integrantes da OTAN em suas operações.

Para o setor naval, a empresa traz soluções avançadas para a defesa marítima, como o Navio de Contramedidas de Minagem (MCMV) que realiza uma varredura das águas capaz de detectar ameaças de minas subaquáticas. A solução completa inclui o uso de veículos autônomos não-tripulados para fazer a remoção e desarme das minas.

Texto e imagens: Saab