Radom Air Show 2023, a certeza de uma grande festa aeronáutica!

Reinaldo Neves

 

Tendo sua primeira exibição em 1991, o Show Aéreo de Radom é uma grande
celebração aérea internacional e também uma exposição de aviação. O evento acontece a cada dois anos no Aeródromo Militar na cidade polonesa de Radom. O organizador responsável é a Agencja Mienia Wojskowego, uma agência governamental polaca que trabalha em conjunto com as organizações militares do país. Os temas do Show Aéreo sempre incluem as inovações em aeronáutica e apresentações em vôo e estáticas de aeronaves modernas e históricas. Adicionalmente o Show Aéreo funciona  também como  um ponto de encontro de entusiastas da aviação de todo o mundo.

Zelazny Aerobatic Team

 

A localização do evento é excelente, a cidade de Radom possui quase todas as facilidades necessárias de infraestrutura, como restaurantes, mercados e centros de compra, faltando, entretanto, uma melhor estrutura hoteleira. Esta deficiência acaba sendo suprida pela hospedagem em casas/aptos durante o período do evento, inclusive nas cidades vizinhas.

Esta edição marca o retorno do evento, após cinco anos de sua edição anterior, interrompido por conta da pandemia global do covid e também por uma grande reforma nas instalações do aeródromo.

 

Uma característica do Show Aéreo de Radom é o sequenciamento das apresentações aéreas, após seu início elas acontecem ininterruptamente até o final da tarde. A única excessão ocorre no sábado quando as 10:50 acontece uma cerimônia oficial de abertura do evento.

Os portões foram abertos as 09:00h e as apresentações aéreas iniciaram-se as 10:00. Nesta parte, que durou até o momento da abertura oficial diversas aeronaves históricas se apresentaram, incluindo um P-51D Mustang, T-6 Harvard, Chipmunk, Piper-Cub, dentre outros.

Após a abertura diversos paraquedistas saltaram de duas aeronaves M-28, trazendo diversas bandeiras, a maior delas sendo a bandeira nacional do país.
Na sequência , um grande grande desfile aéreo, os poloneses conseguiram montar 19 formações totalizando 70 aeronaves, entre helicópteros, transportes, caças, aeronaves de treinamento e reconhecimento.  Foram cerca de 20 minutos , com um bom espaçamento entre as formações, permitindo aos 100.000 espectadores apreciarem cada bloco de aeronaves.

Encerrando o desfile, 2 SU-22 retornaram ao Show e realizaram um ataque simulado ao solo, escoltados por um MIG-29 e um novíssimo FA-50, este debutando na Força Aérea Polonesa.

No período da tarde se apresentaram diversas aeronaves, com destaque para o F-16 “Zeus”, da Força Aérea da Grécia,  F-16 “Donnebroger”, da Força Aérea Dinamarquesa, 2 MIGs-15 particulares,  F-18 da Finlândia, JAS-39 Gripen, da Tchéquia, Team Orlik da Polônia, Eurofighter Typhon da Inglaterra, Patrouille Suiisse, com 6 F-5, F-16 da Força Aérea Belga, F-16 polonês, Helicópteros e ainda uma corrida entre um avião e um Fórmula 1.
No sábado a noite foi realizado um belíssimo show aéreo, com destaque para o Grupo Flying Dragons e um C-130 Hércules polonês com uma chuva de flares.

Mais uma vez a Força Aérea Polonesa apresentou um evento internacional de aviação de alto nível, listado entre os principais da Europa. A grande concorrência do público local, a quantidade de  países participantes e a presença de entusiastas de outros continentes confirmam a vocação do Radom Air Show de ser um “must see” entre os amantes da aviação.

 

O site asasmetalicas agradece a Força Aérea da Polônia  pelo credenciamento do seu editor, o jornalista Reinaldo Neves.