Radom Air Show 2018, um festival de asas metálicas!

 

 

 

 

 

Baltic Bees, da letônia    /   SU-27, da Ucrânia

 

Radom é uma cidade situada na parte centro-leste da Polônia, aproximadamente 100 km ao sul da capital, Varsóvia. Atualmente possui uma população de cerca de 220 mil habitantes. Nesta cidade está situada uma Base da Força Aérea da Polônia, onde operam os aviões de treinamento PZL 130 Orlik. Tradicionalmente  acontece ali, a cada dois anos, o evento internacional Radom Air Show, quando a Força Aérea do país e convidados promovem um grande espetáculo aeronáutico.

Neste ano, a Força Aérea comemora o centenário da criação da aviação militar na Polônia e o  show aéreo foi o principal expoente desta comemoração. Nos dias 25 e 26 de agosto a Base Aérea sediou o evento, sendo que nos dias anteriores vários participantes realizaram treinamentos no enorme aeródromo, um prenúncio do que aconteceria no final de semana.

 

 

 

 

 

 

Frecce Tricolore, da Itália                                                      F-39 Gripen, da república Tcheca

Show Aéreo

No sábado, uma multidão de 100 mil pessoas compareceram à Base Aérea e escutaram as palavras do Ministro da Defesa ao abrir o Show, quando destacou a importância do evento e de sua magnitude dentre os eventos aeronáuticos europeus. Infelizmente o tempo não colaborou, apresentando nuvens baixas e mesmo chuva em alguns momentos, principalmente no domingo, o que limitou a performance de algumas equipes e mesmo o cancelamento de algumas apresentações. No total, 110 aeronaves de 15 países diferentes estiveram abrilhantando o Show Aéreo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mil 17, República Tcheca   /   F-16, Turquia

A Força Aérea Polonesa praticamente cedeu seu espaço para que outros executassem o show. No espaço aéreo somente deram as caras a equipe Orlik, composto por 6 aeronaves homônimas, e a equipe oficial da Força Aérea, team Iskry ou White and Red Sparks. O Team Orlik se apresentou com duas variantes, um display com as 6 aeronaves PZL 130 Orlik e um segundo display voando com 3 aeronaves Orlik e 2 aeronaves T-6 Harvard recuperadas, homenageando os antigos treinadores da época da segunda Guerra. Também anotamos as equipes civis Cellfast Flying Team  , Fundação Bialo-Czerwonw e ainda a equipe Zelazni.

 

 

 

 

 

Wings of Storm, Croácia / Team Red Bull Vintage


Muitas equipes estrangeiras foram convidadas e compareceram ao evento. Da Itália, a Frecce tricolore, com seus 10 aviões se apresentaram nos dois dias, com a apresentadora do show intercalando explicações em italiano e polonês e ainda com fundo musical de Andrera Bocelli. A Suiça trouxe seus F-5 vermelho/branco, um dos quais inadvertidamente atingiu o limiar da barreira do som no treino , na sexta. Outros esquadrões de demonstração foram os Baltic Bees da letônia, Midnight Hawks da Finlândia, Royal Jordanian Falcons, da Jordânia e o Wings of Storm, da Croácia. Digno de nota ainda, a apresentação dos aviões antigos da Red Bull, com um corsair, um B-25, um T-28 Trojan e 2 Alpha Jets.

 

 

 

 

 

F-16 da Bélgica       /         Team Iskra, da Polônia

 

Os caças a jato ofereceram displays envolventes, encantando e prendendo a atenção de todos durante as apresentações. A República Tcheca enviou seu F-39 Gripen, com a pintura comemorativa dos 100 anos de sua Força Aérea, a Inglatera e Alemanha se apresentaram com o Eurofighter Typhoon, e o F-16 contou com 3 representantes, a Bélgica, Turquia e Grécia. Mas quem literalmente roubou a cena foi o Sukhoi SU 27/B Flanker, enviado pela Ucrânia. A beleza plástica da aeronave, sua belíssima pintura e rugido característico de seus motores capturaram a atençao da platéia. As asas rotativas foram representadas pela Força Aérea Tcheca, que  apresentou evoluções de seus helicópteros Mi-171 e Mi-24, além de uma demonstrando de  operação de CSAR.

 

 

 

 

 

Patroille Suisse, Suíça/Midnight Hawk, Finlândia

 

Infelizmente, por motivos operacionais, a Polônia não apresentou seus caças russos, Mig 29 Fulcrum e Sukhoi SU-22 Fitter. Ambos groundeados sem data para retorno, nem mesmo haviam exemplares estáticos. Um excelente show aéreo, com uma grande variedade de aeronaves em display e também estáticas.

O site asasmetalicas agradece a Força Aérea da Polônia pelo credenciamento e apoio durante o evento.  Sem este apoio não teríamos produzido nosso material fotográfico. Em breve, matérias sobre as equipes e aeronaves .

 

texto e imagens: Reinaldo Neves

 

 

 

 

 

Mil 17 e Mi 24, da República Tcheca                                   Eurofighter Typhoon, Inglaterra

 

 

 

 

 

T-6 Harvard, Polônia                                                                       Team Orlik, Polônia

 

 

 

 

 

Cellfast Flying Team/Fundaçao Bialo-Czerwonw

 


 

 

 

 

 

 

 

L-39C Albatross                                                                  Aermachi MB339

 

 

 

 

 

F-16 Fighting Falcon, Bélgica                                                 F-5 Freedom Fighter, Suíça

 

 

.

Responses are currently closed, but you can trackback from your own site.

Comments are closed.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck