Radom 2018: SAAB F39 JAS GRIPEN !
6340
post-template-default,single,single-post,postid-6340,single-format-standard,bridge-core-1.0.5,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,qode-theme-ver-18.1,qode-theme-bridge,disabled_footer_bottom,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.2,vc_responsive
 

Radom 2018: SAAB F39 JAS GRIPEN !

Radom 2018: SAAB F39 JAS GRIPEN !

Desenvolvido pela empresa SAAB, da Suécia, o caça F-39 Gripen é o resultado de um projeto visando a substituição dos caças Draken e Viggen, da Força Aérea da Suécia.  Concebido como um caça de quarta geração, trata-se de um avião monomotor equipado com  motor Volvo RM12 , com um empuxo próximo a 5.000 Kgf, permitindo ao caça atingir uma velocidade de Mach 2.

Também é conhecido como JAS 39 Gripen, sendo o seu significado  “jakt, Attack, Spaning” (caça, ataque,reconhecimento) e a palavra Gripen sendo o Grifo, figura mitológica.  Esta figura encontra-se no logotipo da Saab, sendo parte identificável da marca . O primeiro vôo do protótipo aconteceu em 9 de dezembro de 1988, e após dois graves acidentes, que retardaram sua operacionalidade, a primeira venda foi noticiada em meados de 1992. Atualmente operam a aeronave a Suécia, a Hungria, Africa do Sul, Tailândia e República Tcheca.

No evento Radom 2018 a república Tcheca enviou uma aeronave para exibição em display, a qual se apresentou brilhantemente nos dois dias do evento. Seu piloto realizou uma rotina contemplando tounneaus, barrel rolls, passagens invertidas e curvas fechadas se aproveitando dos cannards.

Este evento, aliás, foi palco de uma salutar “disputa” entre os displays  de alguns caças em exibição, como o F-39 Gripen, Sukhoi 27 Flanker, F-16 Fihting Falcon e o Eurofighter Typhoon.

O Brasil , em breve, irá receber a última versão desta aeronave, O F-39E e o F-39F, mono/biplace respectivamente, equipados com um motor mais potente que o modelo atual.

Texto e Imagens:  Reinaldo Neves

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.