Reinaldo Neves

 

Durante a Cruzex, uma pausa para os militares “recarregarem as baterias” e uma oportunidade para o público em geral conhecer de perto as máquinas de guerra que agitavam os céus potiguares. No sábado, dia 09 cerca de 10 mil pessoas adentraram aos portões da Base Aérea de Natal e puderam ver de perto e fotografar os caças F-2000 Mirage, F-5M, A-1 AMX e A-29 Super Tucano da FAB, além dos F-16 da Venezuela, Chile e Estados Unidos. Também estavam expostos os helicópteros H-60 Blackwawk e AH-2 Sabre, além dos transportes C-95 Bandeirantes e C-30 Hércules, do Brasil e Canadá. Da Colômbia havia exposto um jato  A-37 Dragonfly , do Equador um A-29 e do Uruguai uma aeronave Púcara.

Uma aeronave A-1 AMX esteve disponível para o público ser fotografado dentro da mesma , os dois C-130 estavam abertos a visitação e aconteceram algumas decolagens de F-5 e A-29. Um transporte C-105 Amazonas realizou o lançamento de paraquedistas e um H-60 Blackhawk executou uma demonstração de rapel e Maguire, técnicas para infiltração e resgate de tropas.

Durante o dia bandas locais se apresentaram e próximo ao final do evento o músico Waldonys , que também é aviador, chegou para sua apresentação, descendo de paraquedas em um salto conjunto com outros paraquedistas.

Já era noite quando os últimos visitantes esvaziaram o pátio de aeronaves e os soldados iniciaram a limpeza e movimentação das aeronaves para a próxima semana de atividades.