Portões Abertos na Base Aérea de Deblin, Polônia.

Deblin, 23 de Agosto de 2018

 

Localizada a cerca de 90 km a sudeste de Varsóvia, Polônia,  está a cidade de Deblin. A cidade, com cerca de 17 mil habitantes é um importante entroncamento ferroviário do país e também abriga a Academia da Força Aérea Polonesa.

A Academia teve sua criação no intervalo entre as duas grandes guerras, em 1927.  A sua finalidade é o ensino de graduação de oficiais para a Força Aérea Polonesa.  Ali, os cadetes se graduavam na pilotagem de aeronaves a jato , Helicópteros e Navegador,  tendo a partir de 2009, a adição das categorias de Piloto Civil, Manutenção de Aeronaves e Controle de Tráfego Aéreo.   Em 2011 a Força Aérea criou o Departamento de Segurança Nacional e logística, acrescentando as respectivas Faculdades de especialistas em Logística e Segurança nacional.

 

 

 

 

 

PZL M-28 Skytruck                                                                                    PZL 130 Orlik

Durante os festejos comemorativos aos 100 anos da Aviaçao Militar Polonesa, a Base Aérea abriu seus portões para a realizaçao de uma exposicão estática de seus aviões. Durante o dia houve um fluxo constante de visitantes, boa parte formado por famílias dos próprios militares. Estacionamos o carro do lado de fora dos portões e entramos sem nenhum impedimento para registrarmos o evento.

Leonardo M346 Bielik                                                                       TS-11 Iskra

 

 

 

 

 

 

Na linha estática a Base Aérea alinhou belíssimos exemplares de seu acervo, incluindo aeronaves de fabricação própria, como o venerável TS-11 Iskra, há 50 anos participando de processo de formação de pilotos daquele país , além de ser a aeronave de seu principal “team” de demonstração. Também estavam alinhados o treinador turbohélice Orlik, o transporte leve PZL M28, (que participou da seleção do Exército Brasileiro), e o grande monomotor AN 2.

 

 

 

 

 

Antonov AN-2                                                                                 Diamond DA20-C1 Eclipse

Duas novas aeronaves se alinhavam ao lado dos veteranos poloneses; o bimotor Diamond DA20-C1 Eclipse, utilizado para formação de pilotos civis e militares e o novíssimo Leonardo-Finmeccanica M-346 Advanced Trainer Jet, nomeado como M346 Bielik.  Dois helicópteros estavam estacionados lado a lado, o cinquentenário PZL Swidnik Mi-2 Hoplite e o  PZL SW-4 Puszczyk

 

 

 

 

 

 

 

PZL Swidnik Mi-2 Hoplite                                                         PZL SW-4 Puszczyk

Ao centro, estava estacionada uma aeronave da NATO, o Boeing E-3 Sentry,  aeronave militar  que fornece em qualquer tempo a  vigilância, comando, controle e comunicações.   Terminando a linha estática estavam as garras afiadas da defesa aérea polonesa, o F-16 Fighting Falcon,  MIG 29 A/UB Fulcrum, e o Sukhoi SU 22 Fitter.

 

 

 

 

 

F-16 Fighting Falcon                                                                 Boeing E-3 Sentry

 

 

 

 

 

MIG 29 A/UB Fulcrum                                                                         Sukhoi SU 22 Fitter

O evento, em clima bastante familiar não teve um horário fixo para o encerramento das atividades. Por volta das 17 horas retornamos ao estacionamento e iniciamos a jornada de quase 120 km de retorno ao Hotel, pois no dia seguinte partiríamos para assistir ao treinamento das equipes de demonstração, desta vez na Base Aérea de Radom. O site asasmetalicas agradece à Base Aérea de Deblin o acesso a este excelente evento aeronáutico.

Texto e fotos: Reinaldo Neves

 

.

Responses are currently closed, but you can trackback from your own site.

Comments are closed.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck