Portões Abertos na Base Aérea de Deblin, Polônia.

Deblin, 23 de Agosto de 2018

 

Localizada a cerca de 90 km a sudeste de Varsóvia, Polônia,  está a cidade de Deblin. A cidade, com cerca de 17 mil habitantes é um importante entroncamento ferroviário do país e também abriga a Academia da Força Aérea Polonesa.

A Academia teve sua criação no intervalo entre as duas grandes guerras, em 1927.  A sua finalidade é o ensino de graduação de oficiais para a Força Aérea Polonesa.  Ali, os cadetes se graduavam na pilotagem de aeronaves a jato , Helicópteros e Navegador,  tendo a partir de 2009, a adição das categorias de Piloto Civil, Manutenção de Aeronaves e Controle de Tráfego Aéreo.   Em 2011 a Força Aérea criou o Departamento de Segurança Nacional e logística, acrescentando as respectivas Faculdades de especialistas em Logística e Segurança nacional.

 

 

 

 

 

PZL M-28 Skytruck                                                                                    PZL 130 Orlik

Durante os festejos comemorativos aos 100 anos da Aviaçao Militar Polonesa, a Base Aérea abriu seus portões para a realizaçao de uma exposicão estática de seus aviões. Durante o dia houve um fluxo constante de visitantes, boa parte formado por famílias dos próprios militares. Estacionamos o carro do lado de fora dos portões e entramos sem nenhum impedimento para registrarmos o evento.

Leonardo M346 Bielik                                                                       TS-11 Iskra

 

 

 

 

 

 

Na linha estática a Base Aérea alinhou belíssimos exemplares de seu acervo, incluindo aeronaves de fabricação própria, como o venerável TS-11 Iskra, há 50 anos participando de processo de formação de pilotos daquele país , além de ser a aeronave de seu principal “team” de demonstração. Também estavam alinhados o treinador turbohélice Orlik, o transporte leve PZL M28, (que participou da seleção do Exército Brasileiro), e o grande monomotor AN 2.

 

 

 

 

 

Antonov AN-2                                                                                 Diamond DA20-C1 Eclipse

Duas novas aeronaves se alinhavam ao lado dos veteranos poloneses; o bimotor Diamond DA20-C1 Eclipse, utilizado para formação de pilotos civis e militares e o novíssimo Leonardo-Finmeccanica M-346 Advanced Trainer Jet, nomeado como M346 Bielik.  Dois helicópteros estavam estacionados lado a lado, o cinquentenário PZL Swidnik Mi-2 Hoplite e o  PZL SW-4 Puszczyk

 

 

 

 

 

 

 

PZL Swidnik Mi-2 Hoplite                                                         PZL SW-4 Puszczyk

Ao centro, estava estacionada uma aeronave da NATO, o Boeing E-3 Sentry,  aeronave militar  que fornece em qualquer tempo a  vigilância, comando, controle e comunicações.   Terminando a linha estática estavam as garras afiadas da defesa aérea polonesa, o F-16 Fighting Falcon,  MIG 29 A/UB Fulcrum, e o Sukhoi SU 22 Fitter.

 

 

 

 

 

F-16 Fighting Falcon                                                                 Boeing E-3 Sentry

 

 

 

 

 

MIG 29 A/UB Fulcrum                                                                         Sukhoi SU 22 Fitter

O evento, em clima bastante familiar não teve um horário fixo para o encerramento das atividades. Por volta das 17 horas retornamos ao estacionamento e iniciamos a jornada de quase 120 km de retorno ao Hotel, pois no dia seguinte partiríamos para assistir ao treinamento das equipes de demonstração, desta vez na Base Aérea de Radom. O site asasmetalicas agradece à Base Aérea de Deblin o acesso a este excelente evento aeronáutico.

Texto e fotos: Reinaldo Neves

 

.

Responses are currently closed, but you can trackback from your own site.

One Response to “Portões Abertos na Base Aérea de Deblin, Polônia.”

  1. bateria tudor bh…

    Portões Abertos na Base Aérea de Deblin, Polônia. | Asas Metalicas…

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck