Parque de Manutenção da Aeronáutica comemora aniversário.

O Parque de Material Aeronáutico de lagoa Santa comemorou ontem, dia 25 de maio, a passagem de mais um aniversário de sua criação, acontecida há 64 anos. Diversas autoridades e ex-militares compareceram à solenidade, que teve seu início as 11:00 e término após o almoço festivo de confraternização.

Histórico

A pedra fundamental do PAMA LS foi lançada em 1935, com a presença do Presidente da República e tinha por objetivo abrigar o primeiro núcleo industrial para a construção de aviões e hidroaviões no Brasil. A data marcou também o primeiro pouso e decolagem de uma aeronave em Lagoa Santa, realizados por um ”WACO 1D8″ da Armada, visto que nesta época ainda não havia sido criado o Ministério da Aeronáutica. A construção das edificações tiveram início em 1940 e, em meados de 1944, foi iniciada a montagem da primeira série de aviões. Devido a questões administrativas, na ocasião, houve a intervenção do Ministério da Aeronáutica (criado em 1941) e a ocupação definitiva das dependências da fábrica em outubro de 1949. A unidade foi posteriormente designada como Núcleo de Parque e finalmente, 20 anos após sua criação , a Organização ascendeu à categoria de PARQUE DE MATERIAL AERONÁUTICO DE LAGOA SANTA, por Decreto No 74.102, de 24 de maio de 1974, como reconhecimento de um trabalho responsável e profícuo desenvolvido, nesse período, em suas oficinas de manutenção, reparação e inspeção de aeronaves North American T-6 e, posteriormente, Douglas C-47, todas estas desativadas na década de 70.

Atualidade

Atualmente o PAMA LS assegura a disponibilidade de uma enorme frota de aeronaves da Força Aérea Brasileira, cujo programa de trabalho consta de: grandes reparos, revisões periódicas, fabricação e recuperação de componentes. Apoia, ainda, as Unidades Operadoras, através de um suprimento constante de material e serviços técnicos, sendo responsável, atualmente, por nove tipos diferentes de aeronaves: A-29 (Supertucano), C-98 (Caravan), T-27 (Tucano), T-25(Universal), U-7 (Sêneca), G-19 (Ipanema), G-180 (Aero Buero), Z-180 (Super Ximango) e os planadores (aerodesportivos): TZ-13 (Blanik), Z-33 (Super Blanick Monoplace), TZ-23 (Super Blanik Biplace), Z-15 (Libelle), Z-16 (Quero-Quero) e Z-20 (ASW-20).

O PAMA LS é, ainda, o Parque Central de Manutenção dos Equipamentos de Segurança, Salvamento e Sobrevivência, apoiando toda a FAB na manutenção e recuperação de capacetes e acessórios de voo, como botes, salva-vidas, pára-quedas e assentos ejetáveis.

Solenidade de Aniversário

Na manhã de sexta feira toda a Unidade se reuniu em frente ao Palanque de autoridades e,  após a revista da tropa pelo Major Brigadeiro do Ar Antonio Ricardo VIEIRA, Diretor da DIRMAB, teve início a solenidade, comandada pelo Diretor do Parque, Coronel Aviador Edgard VALE Ribeiro. Também esteve presente o General de Divisão Henrique Martins NOLASCO Sobrinho, Comandante da 4 Região Militar. Durante a cerimônia foram entregues diplomas e maquetes comemorativas aos Amigos do PAMA LS, como reconhecimento pelos serviços prestados ao Parque. Diversos militares foram também agraciados com medalhas em agradecimento aos bons serviços prestados à Força Aérea : 30 anos – medalha de ouro, 20 anos – medalha de prata e 10 anos – medalha de bronze. Ao final da solenidade, antes do desfile militar, o Diretor do PAMA convidou a todos os ex-militares e militares da reserva a também participarem do desfile, tendo todos formado em um grupamento ao final da tropa. Desfilaram garbosamente e com muito orgulho de terem,um dia, feito parte da Força Aérea Brasileira. A seguir, todos se dirigiram a um dos  Hangares, onde foi servido um delicioso almoço festivo.

Parabéns ao PAMA LS pelo aniversário e pelo convite aos ex-integrantes.

 

 

 

.

 

 

Responses are currently closed, but you can trackback from your own site.

Comments are closed.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck