Comemoração dos 80 anos do Aeroclube de Minas Gerais.

O Aeroclube de Minas Gerais comemorou no sábado, dia 19 de novembro, os 80 anos de sua criação. Suas atividades tiveram início em novembro de 1936, no local onde hoje está o Aeroporto da Pampulha, e compartilharam o espaço junto a Aviação Militar até o ano de 1944, quando se mudaram para a atual área, Aeroporto Carlos Prates.  Nestas oito décadas mais de cinco mil pilotos foram formados, comprovando o apoio do Aeroclube à aviação brasileira.

Nas festividades do sábado os visitantes puderam conhecer diversas aeronaves expostas, algumas do próprio aeroclube e muitas de particulares que ali as deixam hangaradas. As estrelas do evento foram as três aeronaves pertencentes a Berg’s aviation, duas delas consideradas clássicas:

Boeing  Stearman PT-17 “Kaydet”. Este exemplar foi construido na década de 40 e foi utilizado como aeronave de instrução e treinamento. É um dos ícones da aviação clássica e praticamente todo aviador gostaria de algum dia poder pilotar um Stearman.

Fairchild PT-19 “Cornell”. O PT-19 foi o avião utilizado na instrução dos pilotos brasileiros no período da ll Guerra, tendo sido trazidos voando dos Estados Unidos, devido as dificuldades marítimas causadas pelos submarinos alemães. Posteriormente uma linha de montagem chegou a funcionar no Brasil, entregando mais de 200 exemplares a Força Aérea. Posteriormente foram repassados para os Aeroclubes.

Yakovlev Yak 52 . Avião de treinamento fabricado originalmente na Rússia, ainda é montado na Romênia e utilizado como aeronave desportiva e de treino. Muito raro no Brasil.

No período da tarde as 3 aeronaves decolaram e, acompanhadas de um Cessna C-172  realizaram algumas passagens sobre o aeródromo, para deleite dos visitantes. Já próximo do final do evento chegou a aeronave Diamond DA62. Este avião estava chegando de seu traslado, da Áustria e vôo via Norte da Europa, Islândia, Canadá e travessia das Américas até Minas Gerais. Nas próximas semanas irá realizar vôos de demonstração para possíveis compradores.

Parabéns ao Aeroclube e seus colaboradores. Parabéns a Berg’s Aviation pela apresentação de seus belíssimos aviões, que abrilhantaram o evento com suas bem cuidadas máquinas e o seu show aéreo.

Texto- Reinaldo Neves

Fotos – Reinaldo Neves e Luis Gimenes

.