continuação

No evento haviam também aeronaves de outros países. Marcaram presença estes 2 cacas Tornados ECR da Luftwaffe, sendo atualmente o único modelo de caça multimissão com asas de geometria variável  em operação. Começará a sair de cena da Royal Air Force em 2019 seguido pelos alemães e italianos. Os saudi-árabes ainda não tem previsão de sua retirada de operação.

 

 

 

 

 

 

 

Após rodarmos as exposições era hora de voltarmos os olhos para o ceu, assistindo a primeira apresentação do dia , os paraquedistas do Exército, os The Golden Knights. Na sequência também saltaram os US Navy Lape Frogs SEAL’s.

 

 

 

 

 

 

 

 

Logo após os paraquedistas veio a apresentação do Marine Air Ground Task Force, a MAGTF, a força de ataque dos fuzileiros, que pode ser entendida pela frase “quando a cavalaria americana chega” , sendo  possível ver soldados desembarcando, aviões lançando bombas, helicópteros atirando, cenas de filmes de Hollywood!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A invasão começava com os Hornet e Harrier fazendo ataques, os Harrier em passagem baixa e os Hornet subindo, rolando para mergulho, voltando a atitude normal e atacando. Logo após entravam em ação os Super Cobras fazendo a supressão,  cobrindo o desembarque dos Huey modernizados, designados UH-1Y Venom. Nestes helicópteros os soldados faziam fast rope, dominavam a área e depois voltavam para o helicóptero pela própria corda, tudo isso ao som da música “Raining Man”.

Aproveitando ainda  a cobertura dos Super Cobras, os Osprey chegavam e desembarcavam o restante da tropa, decolando em seguida e dando espaço para os tanques M1A1 Abrams e blindados LAV-25 finalizarem o ataque.

Após o  MAGTF começaram as apresentações dos esquadrões de demonstração aérea, iniciando com o Patriots Jet Team ,que por ironia do nome utilizam um jato de treinamento militar produzido na então Checoslováquia, o Aero L-39 Albatros, aeronave bastante popular no EUA com cerca de 300 unidades no país, algo em torno de 10% da frota mundial.

A novíssima aeronave F-35 efetuou uma pequena demonstração, consistindo em apenas 2 passagens baixas e uma decolagem na vertical. O público com certeza esperava mais, pois esta era a aeronave destaque do evento e foi a sua primeira demo em um show aéreo.

 

 

 

 

 

 

 

 

Finalizando o show diurno os Blue Angels fizeram o público lotar as arquibancadas. Começaram com a decolagem  do C-130 Hercules, alcunha “Fat Albert” usando foguetes auxiliares  e depois os jatos F-18 Hornet deram o seu show ao som das músicas do Top Gun.

 

 

 

 

Fim de tarde, habitualmente o show aéreo terminaria por aqui, mas não na Fightertown! Após 1:30h sem atrações para que não estivesse mais nenhuma luz do sol iluminando os The Golden Knights voltaram a saltar, dessa vez com pirotecnia fazendo um show a parte. Foram seguidos pelo caminhão mais rápido do mundo, o Shockwave, um Peterbilt modificado com 3 turbinas Pratt & Whitney J34 chegando a incríveis 605km/h. Um F-18C Hornet decolou e fez passagens com o pos-combustor acionado, sendo visível apenas pela chama e pelos adesivos fluorescentes para voo em formação.

 

 

 

 

 

 

Fotos acima:  Caminhão “Shockwave”  e F-18C Hornet.

Foto abaixo : Grande barreira de Fogo!

E para encerrar, iluminando o céu de San Diego e visível a até 10km a Grande Barreira de Fogo (Great Wall of Fire) encantou o público que ficou em êxtase com este “gran finale!   Miramar Air Show 2014, o melhor  military airshow dos USA !

 

O site asasmetalicas agradece ao spotter e repórter Carlos Martins pela excelente cobertura fotojornalística do evento em San Diego. Carlos é estudante de Engenharia Aeroespacial na California State University, Long Beach.
Na foto ao lado nosso repórter está conhecendo o lançador de míssel antiaéreo Stinger na versão portátil.

 

 

.