Fatos Marcantes.

1º tri jato certificado para vôo comercial, em dezembro de 1963.

1º avião certificado para operações Quick change, em configuração mista de passageiros e cargueiro.

1º avião comercial a trazer a velocidade e o conforto do jato para centenas de comunidades com pequenas pistas.

1º avião comercial da história a ultrapassar a marca de 1.000 unidades vendidas para uso civil.

1º avião com fuselagem de 3 metros a ser equipado com o interior estilo Wide Body desenvolvido pela Boeing.

1º avião comercial da Boeing com controles de vôo completamente motorizados (Todos os controles são hidráulicos).

1º tri jato a voar o Atlântico Norte com passageiros, em vôos Charter entre o Canadá e cidades européias.

1º avião comercial a ganhar uma medalha de honra de um rei, sobrevivente de um ataque ao seu avião (Marrocos – 1972).

1º grande avião comercial da história a carregar sua própria escada embutida, APU (Unidade de Força Auxiliar) e um ponto único de reabastecimento, permitindo total independência de suporte local nas escalas.

1º avião a ser objeto de extensos testes de fadiga pela Boeing. Um programa de 30 milhões de dólares foi desenvolvido para garantir que não seria necessária a reengenharia de aviões na linha de produção. Durante os testes, o 727 demonstrou uma vida útil de mais de 20 anos de serviço regular, marca já superada por várias aeronaves.

1º jato comercial certificado pela FAA para operação em pistas não pavimentadas.

1º jato comercial certificado considerado silencioso o suficiente para usar o aeroporto La Guardia em Nova Iorque, inclusive no período noturno. United e Eastern iniciaram seus serviços neste aeroporto com o Boeing 727 em 01/06/1964.

1º avião comercial capacitado a operar, ainda que com 1 motor, de Bogotá (Colômbia – 8.355 pés do nível do mar), Cusco (Peru – 10.800 pés) e La Paz (Bolívia – 13.350 pés). Nenhum jato comercial havia operado destes aeroportos antes.

1º avião comercial entre os de pequeno e médio porte, a voar sem escalas de Toronto (Canadá) à Copenhagen (Dinamarca), uma distância de 3.975 milhas (727-200 Advanced).

1ª vez na história um motor é feito especialmente para um avião. A Pratt & Whitney desenhou o motor JT8D Turbofan especialmente para o Boeing 727.

Cronologia

05.12.1960 Um novo trijato, denominado 727 é anunciado. United e Eastern Air Lines encomendam 40 aviões cada.

09.02.1963 Primeiro vôo do 727 em Renton Field.

29.10.1963 1º 727 entregue a United com certificado provisório da FAA.

03.11.1963 Um 727 Completa uma viagem de 76.000 milhas (121.000 Km), por 26 países.

01.02.1964 Eastern Air Lines começa a operar o Boeing 727 em seus vôos regulares.

06.02.1964 United Airlines começa a operar o Boeing 727 em seus vôos regulares.

05.08.1964 O alongado 727-200 é anunciado para entrega em 1967.

13.04.1966 1º “Quick Change” passageiros-carga (COMBI) é entregue para Northwest.

27.07.1967 1º vôo do 727 modelo 200.

11.12.1967 1º 727-200 é entregue a Northeast, entrando em serviço 3 dias depois.

26.12.1967 O aparelho de nº 500 é entregue.

10.04.1971 727’s da Lufthansa e Air Algerie introduzem o novo interior tipo “Wide Body”.

15.06.1972 O 1º 727-200 modelo Advanced é entregue para a All Nippon Airways (ANA).

12.09.1972 É anunciado que o total de encomendas atinge 1.000 aeronaves.

03.11.1973 Entrega do 1º 727 “pesado” de 208.000 libras para a Sterling Airways.

04.01.1974 O aparelho nº 1.000 é entregue para a Delta Airlines como N474DA.

08.04.1977 O 727 se torna o 1º avião de fuselagem estreita a ser certificado para aterrisagens III A.

24.01.1978 O total de encomendas sobe para 1.500 aviões.

02.07.1979 Aparelho nº 1.500 é entregue para a United Airlines.

29.09.1981 A Boeing oferece 727-200F (Cargueiro) e a Federal Express encomenda 15.

26.05.1982 Aparelho nº 1.800 é antregue a Pan Am.

06.04.1983 O último 727 de passageiros é entregue a USAir.

18.09.1984 O último 727 é entregue a Federal Express (727-200 F), encerrando 22 anos de produção.

13.01.1991 1º 727 fabricado e entregue para a United Airlines é doado ao Flight Museum (Seattle).

Curiosidade

Boeing 727 é derrubado intencionalmente no deserto:

Um Boeing 727 foi derrubado no deserto mexicano de Sonora, no México em nome da segurança na aviação. A queda do avião faz parte de um documentário do Discovery Channel e do Channel 4 sobre os efeitos de uma aterrissagem forçada tanto na aeronave quanto nas pessoas.

Dentro da aeronave, estavam apenas manequins e câmeras internas para filmar a sequência. A ideia dos cientistas foi estudar a resistência da fuselagem do avião e da cabine, bem como os impactos do acidente no corpo humano. De acordo com o jornal britânico “Daily Mail”, essa é a primeira vez em quase 30 anos que um experimento científico se vale da queda de um avião –a última vez foi em 1984, quando a Nasa se uniu ao departamento de aviação dos EUA para abater um Boeing 720 no deserto de Mojave, na California (EUA).

Sanjay Singhal, produtor executivo do documentário, disse que a ideia é aprimorar a segurança aos passageiros. “Nunca foi tão seguro voar, mas queremos usar isso como uma oportunidade de fornecer dados científicos que possam ajudar a melhorar a segurança dos passageiros em casos extremamente raros, quando um acidente aéreo catastrófico ocorre”, disse. “Este foi um feito extraordinário que envolveu até 300 pessoas no local, incluindo equipe de produção, pilotos, especialistas, bombeiros e equipes da polícia”, completou.

O vídeo do evento pode ser visto neste link:

http://www.youtube.com/watch?v=oYmaP5OKWBQ

 

Pesquisa e tradução: Andre Felipe Neves

Fontes de pesquisa:

Deltamuseum.org / flyaow.com / Boeing.com / flightlevel350.com / museumflight.com /

Fotografias : museumflight.com  /  asasmetalicas