Campeonato Brasileiro de Acrobacia – 2016

Entre os dias 22 e 24 de julho  foi realizado, na Academia da Força Aérea, o Campeonato Brasileiro de Acrobacia . Este foi o terceiro ano em que a AFA abriu seus portões e pista para que o Comitê Brasileiro de Acrobacia e Competições Aéreas – CBA,  reunisse dezenas de pilotos brasileiros de acrobacia e realizasse esta competição.   Uma novidade neste evento foi a participação de uma aeronave  militar , no caso um Neiva T-25 Universal, há décadas honorável treinador dos cadetes da FAB. A aeronave foi pilotada pelo Cap Av Cruz, instrutor da Academia.

A seguir, um breve  relato nas palavras do Cmt Thiago Sabino, um dos competidores:

“ Sempre é muito bom poder rever os amigos , tanto aqueles que temos contato mais próximo, bem como aqueles que vem de longe…A galera do Sul, que fez bonito, e demonstrando o costumeiro alto nível… todos vocês sempre muito bem vindos à essa casa, bem como os colegas de perto, e que mandaram muito, muito bem.

Enfim, o campeonato, a disputa, a superação, a busca pela excelência, sim…. isso é importante, não há dúvidas. Mas, pra mim, o fundamental é poder ter todos os amigos juntos, confraternizando, conversando, avaliando o vôo do colega pra poder melhorar, trocar idéias, observar o voo dos melhores , e porque não, aprender mesmo estando com os pés no chão…

Menção honrosa precisa ser feita aqueles que fazem o campeonato acontecer, e sem os quais , nada teria sequer começado: Renato Sniadower, Maria Cristina Falaschi, presidente Luiz Dell Aglio, o airbossRicardo Soriani, Ricardo Conte e Marcio DellAglio como starters, e nosso Chief Judge Marcus Tabacnik.

Minha auto avaliação: o vôo estava bom, consistente, e dentro das possibilidades. Dei uma bobeirinha no primeiro dia e passei em branco num simples tonneaux. Despenquei na pontuação que nem um martelo sem cabo. No segundo dia uma boa progressão, um vôo mais cravado e no fim desse segundo dia, empatando em quarto lugar com meu amigo Cap Av Cruz. Tenho que agradecer muito ao meu amigo Leo Binder que cedeu seu Christen Eagle para que eu pudesse participar.

E vamos continuar no clima: em setembro estaremos em Itapolis, já no projeto para treinamento constante com vistas ao CBA 2017. E ano que vem estaremos melhores.  Agradeço também a todos que elogiaram e que criticaram. Obrigado mesmo.

Valeu a todos! “

Ao final os vencedores de cada categoria foram:
Básica                  –  Faco, pilotando o CAP 10B  PP-ZJC.
Esporte                –  Pedro Tolomei, pilotando o Pitts S-2C  PP-ZTE.
Intermediaria    –  Eduardo Venson, pilotando o Slick 360  PR-ZVH.
Ilimitada            –  Francis, pilotando o Sukhoi 31  PT-ZSV.

Fotografias: Thiago Sabino

Thiago Sabino é Comandante na Aviação Comercial e um grande entusiasta da aviação clássica e desportiva.

O Asasmetálicas agradece pela participação.

.