FUMAÇA 65 anos: Um domingo acrobático!

 

 

 

 

 

 

 

Reinaldo Neves

No dia 13 de agosto a Esquadrilha da Fumaça comemorou 65 anos de sua criação, abrindo mais uma vez os portões de sua casa, a Academia da Força Aérea, para um público de 60.000 pessoas. Ao longo de sua existência a Esquadrilha tem sido o principal “cartão de visitas” da Força Aérea Brasileira, habitando o imaginário de nossas crianças, incentivando nossa juventude e emocionando a todos os brasileiros que se deslocam de todos os rincões para assistirem a sua apresentação.

 

 

 

 

 

Esquadrilha CEU

 

Neste ano uma importante modificação foi implementada, a aquisição de ingressos antecipadamente, em diversos lotes, amplamente divulgados nas redes sociais e nos meios de comunicação da própria FAB. Os ingressos eram gratuitos e o objetivo foi oferecer plenas condições de infraestrutura e segurança para o público, evitando assim congestionamentos e uma lotação excessiva.

HALCONES DEL CHILE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para este jornalista a principal diferença em relação aos eventos anteriores foi a priorização do espetáculo “acrobacia aérea”. Durante o dia desfilaram e se apresentaram dezenas de acróbatas, em equipes ou individualmente , preenchendo o espaço aéreo  com um festival de manobras, aeronaves coloridas e muita fumaça branca!. No ar, um total de seis esquadrilhas, algo extremamente raro em um show aéreo e ainda, equipadas com aeronaves diferentes. Esquadrilha da FUMAÇA, com o A-29 Super Tucano,  HALCONES del Chile, equipados com o X-300L, Esquadrilha CEU, voando aeronaves VANS RV-7 e RV-8, Esquadrilha EXTREME, voando os lendários NA T-6 e ainda um Beech -18, Esquadrilha COMETA, voando os T-27 Tucano e Esquadrilha APOLO, com os  T-25 Universal.  Estes dois últimos “teans” são formados por instrutores da própria Academia.

 

 

 

 

 

 

 

ESQUADRILHA DA FUMAÇA

 

 

 

Também se apresentaram diversos aeromodelistas, voando réplicas perfeitas miniaturizadas  de aeronaves acrobáticas. Haviam Sukhoys, Extras, T-27 Tucano e até NA T-6. Nas apresentações “solo” citamos Marcio Oliveira com seu SU-26, Cmts Lidio Bertolini e Denis Schwarzenbeck. Nas duas apresentações a Esquadrilha EXTREME abrilhantou o evento com o lançamento de paraquedistas, que coloriram o céu com seus velames e realizaram manobras conhecidas como TRV (trabalho relativo de velame) quando 2 ou mais paraquedistas descem agrupados, encaixados sobre o velame do que está abaixo.

 

 

Esquadrilha EXTREME

 

 

 

 

 

No solo, um helicóptero SH-16 Seahawk  da marinha, aeronaves T-25 e T-27 da Academia, um clássico Antonov AN-2, aeronaves acrobáticas e um caça A-4 da marinha, que retornou à sua Base  durante o evento, realizando 3 passagens sobre a pista. Uma grata surpresa para o público e entusiastas foi a presença, estática, do mais novo produto da nossa indústria aeronáutica, o Embraer KC-390.  O cargueiro está em sua fase final de homologação e a partir de 2018 começará a ser entregue a FAB, substituindo os veneráveis C-130 Hércules.

 

 

 

 

 

 

 

FUMAÇA e HALCONES                                            CALASSA e seu  14 BIS

Estacionado do outro lado das pistas era visível a figura de um dirigível. Tratava-se do ADB-3-X01, fabricado aqui no Brasil e lançado recentemente pela empresa  Airship. No transcorrer do dia o dirigível realizou algumas passagens sobre a pista e após o final das atividades brindou aos últimos assistentes com belas imagens  ao por do sol. Também para aqueles que ficaram até a segunda e última apresentação da FUMAÇA , duas gratas surpresas: um vôo em ala com a Esquadrilha HALCONES e ao final do show a apresentação da réplica do 14 BIS, pilotada por Alan Calassa  realizando uma decolagem e sobrevôo da pista , saudado ao final pela FUMAÇA..

Agrademos à Esquadrilha da Fumaça e Academia da força Aérea pelo grandioso evento, demonstrando uma organização impecável e alto profissionalismo de seus militares.

 

Texto e fotos:  Reinaldo Neves

Responses are currently closed, but you can trackback from your own site.

Comments are closed.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck