Reinaldo Neves

 

Voando na Força Aérea Brasileira desde final da década de oitenta, as aeronaves caça-bombardeio modelo A-1 AMX, fabricados pela Embraer iniciaram sua participação em um amplo programa de modernização, visando aumentar sua capacidade operacional e extender sua permanência nas asas da FAB. O primeiro avião modernizado e entregue à Força Aérea realizou sua estréia nesta edição da Cruzex.  A aeronave FAB  5520 , pertencente ao  1/16  GAv,  participou ativamente dos exercícios, propiciando aos aviadores que a pilotaram a possibilidade de conferir e usufruir de suas novas capacidades.

As aeronaves estão sendo modernizadas nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto e apresentam o seguinte update:

– Radar SCP-01. O modelo instalado no avião é do tipo multímodo, aumentando seu alcance na detecção de alvos no solo e também melhorando substancialmente sua precisão na utilização dos armamentos. O novo radar incorpora também o modo de combate ar-mar, possibilitando ao A-1M executar com sucesso missões contra alvos navais.

– Novos sistemas de contramedidas eletrônicas visando auto-proteção.

– Novo designador de alvos para munições inteligentes.

– Cabine e a iluminação externa adaptadas para compatibilidade com o uso de óculos de visão noturna .

– Sistema de integração com os novos armamentos inteligentes de fabricação nacional .

Este  programa de modernização dos jatos A-1 para o padrão M deverá ser concluído em 2017 e aumentará em vinte anos sua vida útil, sendo um grande bônus para a Força Aérea Brasileira .