FAB leiloa T-25 Universal.

Texto:  Reinaldo Neves

 

No mundo da aviação, alguns modelos de aeronaves são elevados ao nível de estrelas , tem sua figura sempre lembrada em bordados, posters, são ávidamente procurados pelos entusiastas e, ao final de sua vida útil alguns afortunados são preservados em museus, ou mantidos em algum monumento público. Esta frase certamente se aplica aos aviões de caça, expoente máximo de uma Força Aérea, justamente por ser a expressão de sua força militar.

Mas, para um piloto atingir a proficiência necessária e tomar assento em uma aeronave de maior complexidade , ele necessitará de uma instrução básica em uma aeronave que seja de preferência manobrável, confiável e resistente. Na Força Aérea Brasileira estes requisitos são encontrados no Neiva T-25 Universal, versátil treinador que desde 1971 propicia a instrução básica para os nossos cadetes.

Ao longo das décadas estes valentes treinadores prestaram seus valiosos serviços , sempre como obscuros coadjuvantes, e aos poucos vão saindo do acervo, sem ainda um substituto no horizonte. São conhecidas e propaladas a sua robustez e longevidade.

 

Leilão do T-25 1855

 

Nesta postagem quero relembrar o T-25 1875, que em uma tarde do ano de 2005 tive a oportunidade de fotografar no pátio de aeronaves do Cindacta ll, na Aeroporto do Bacacheri, em Curitiba. Após os procedimentos normais de cheque o piloto decolou e , após uma passagem baixa sobre o aeródromo, seguiu rumo ao seu destino, ganhando altura e desaparecendo no horizonte. Nos anos posteriores não mais o avistei em Curitiba ou nos diversos Portões Abertos que registrei. As fotografias ficaram esquecidas em um dos HDs e provavelmente por lá ficariam ainda muito tempo se não fosse um link compartilhado em um grupo de spotters; nele estava o anúncio de um leilão de sucatas e itens inservíveis para a Força Aérea. Por curiosidade dei uma olhada na relação de sucatas e para minha surpresa, lá estava a foto dele, 1875 pintado na sua lateral, tristemente depenado, sem motor e aviônicos, certamente destinado a um ferro velho e posteriomente , como dizem na aviação, “virar panela”.

Dois dias após visualizar o link aconteceu o leilão e, novamente movido por curiosidade procurei descobrir o destino da sucata. O lance inicial foi de R$1.380,00 , e após 53 lances foi arrematado por R$ 6.680,00 . O comprador estava identificado apenas como oriundo de Panambi, pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul, cidade que tive a oportunidade de conhecer no final de 1983. Lembrei-me então que há alguns anos funciona ali um museu militar, com algumas aeronaves em seu acervo. Após contato com o museu, recebemos a confirmação de que a carcaça foi realmente adquirida, está sendo iniciado o trabalho de restauração e esperam em breve te-lo em exposição. Excelente notícia! Fabricado em 1970, pela Indústria Aeronáutica Neiva, o pequeno treinador, após 50 anos de atividades e bons serviços prestados a nossa Aeronáutica será resguardado e preservado para admiração e conhecimento de futuras gerações.

 

Visitem o museu !
Museu Militar Brasileiro
BR 285, KM 420 – Panambi – RS
http://museumilitarpanambi.com.br/