Dia AEROIN de Fotografia 2015.

Reinaldo Neves

O celular tocou as 04:30 da manhã de 6 de Junho, me despertando de um profundo sono e me lembrando que dentro de alguns minutos gigantescas aves metálicas começariam a chegar a Guarulhos, provenientes de diversas partes do mundo. Como eu estava hospedado no Hotel dos Oficiais da Base Aérea de São Paulo pude rapidamente chegar a lateral da pista e me preparar para  a partir das 04:50 observar e registrar  as aterrissagens. Mas por um capricho do destino e da natureza o tempo resolveu retardar  o espetáculo e uma espessa camada de nevoeiro cobriu o aeródromo e imediações, obrigando as aeronaves a alternarem para outros aeroportos. Antes de retornar para meu quarto aproveitei aquele final de madrugada e a luz difusa para registrar a aeronave Xavante em exposição estática em frente ao imponente prédio do Comando da Base Aérea.

Bem mais tarde, por volta das 07:40 retornei para o local do evento e encontrei os primeiros amigos spotters, conversando animadamente e ainda esperando a neblina se dispersar.  O Dia Aeroin de Fotografia 2015 havia começado!

O site Aeroin surgiu em 2010 através da parceria entre os spotters Carlos Roman e Luiz Neves, dois conhecidíssimos entusiastas da aviação. Em 2011 eles organizaram o evento Spotter Aeroin Brasil , um evento muito bem sucedido em Guarulhos, com fotografias e observações a partir de diversas locações ao redor do Aeroporto. Desde então foram realizados diversos eventos anuais, incorporando a Base Aérea como grande apoiadora da iniciativa.

Finalidade

O evento teve por finalidade o congraçamento da comunidade de spotters, a divulgação da cultura aeronáutica, o retorno das famílias aos aeroportos para observarem o movimento das aeronaves e o incentivo aos mais jovens pela carreira em algum ramo da aviação. Durante o evento foram também recolhidos centenas de brinquedos, doados pelos participantes e entregues a Base Aérea, que os distribuirá às crianças carentes moradoras no entorno da Base, em evento futuro.

Durante o transcorrer do dia as centenas de pessoas que participaram do evento assistiram a centenas de pousos e decolagens. Aeronaves Airbus A-319, 320, 321, 330 e 340, Boeings 737, 747, 767, 777 e 787, Embraer E-190 e 195 e ATR 72 de diversas cias aéreas e ainda algumas pequenas aeronaves executivas. Registramos aeronaves das Cias Azul, Gol, TAM, Passaredo, Avianca, American, United, Delta, Air Europa, Ibéria, Alitália, TAP, British, Air France, Lufthansa, Lan, Aerolíneas, Korean, Air Canadá, Aeroméxico, Copa, Ethiopian, TAAG, Turkish, Etihad e  KLM.

Participação da Cia AZUL

Durante os anos de crescimento da aviação comercial após a segunda guerra mundial a incipiente prática do plane spotting conviveu com uma diversidade jamais vista de diferentes modelos de aeronaves. Aviões biplanos, bimotores, trimotores, quadrimotores, anfíbios, trens de pouso convencionais, triciclos, caudas convencionais, com leme em V, em T, cruciforme ou mesmo dupla. Os designs eram bem diferentes e havia uma enorme variedade de modelos. Com a evolução da aviação comercial hoje os aviões são extremamente parecidos, a maioria absoluta sendo de bimotores asa baixa, caudas convencionais e poucas diferenças no visual externo. A grande diferenciação que hoje os spotters buscam está nas diferentes pinturas das cias e mais especialmente as adesivações/pinturas comemorativas. Neste quesito a Cia brasileira AZUL lidera incontestavelmente o espaço aéreo nacional, com seus aviões homenageando personalidades, eventos e mesmo campanhas comerciais, com um reconhecido bom gosto em seus designs.  E demonstrando estar em perfeita sintonia com a comunidade de entusiastas a AZUL abasteceu o evento com diversas caixas de seus “snacks”  de bordo e ainda enviou algumas maquetes de seu A-330, que foram sorteadas entre os participantes. Ponto para a AZUL e seu Diretor de Comunicação, Marca e Produto, Gianfranco Betting, um dos mais conhecidos spotters do Brasil.

Participação Nacional e Internacional

A divulgação do evento nas redes sociais atraiu entusiastas de todos os estados brasileiros e também de outros países. Spotters vieram de estados do sul, norte e nordeste, da Argentina, Uruguai, Paraguai, Peru, França, Inglaterra, Estados Unidos e Espanha. Alguns trouxeram bandeiras de seus países  e vieram com camisetas de seus grupos de spotting. Conheci o Nathan Negreiros, jovem acreano que se deslocou de Rio Branco e veio , pela primeira vez, participar de um evento em São Paulo. Está na atividade desde a adolescência e nos relatou que há poucos spotters em sua terra, devido talvez ao baixo volume de tráfego aéreo comercial na capital do Acre. Também nos encontramos com o Prof. laudo Yokoyama, que fotografa aviões desde a sua infância, inicialmente com uma câmera Yashica. Trabalhou no Japão na década de 90 e fotografou de diversos aeroportos no oriente. Possui um acervo de mais de 10.000 fotografias, tendo levado para o evento álbuns com fotografias históricas de aeronaves e cias aéreas que não mais existem. No transcorrer do dia, entre uma e outra aterrissagem, amizades foram sendo construídas, outras foram se solidificando, planos de novos encontros foram se delineando e ao por do sol os felizes spotters retornaram para casa com centenas, milhares de fotografias para serem editadas no computador e mais algumas histórias para contar e relembrar deste dia .

Agradecimentos

Agradecemos a equipe AEROIN, especialmente aos Editores Carlos Roman e Luis Neves e aos seus colaboradores/assessores.

Agradecemos a Base Aérea de São Paulo pela abertura de seu privilegiado espaço de observação , pela calorosa acolhida a todos os participantes e confirmamos mais uma vez a magnífica interação social de nossa Força Aérea.

Agradecemos também a Cia Aérea AZUL pelo apoio logístico ao evento através de seus “snacks” (em grande quantidade)  distribuição de vouchers de desconto em passagens aéreas e brindes para sorteio. Uma Cia Aérea que prestigia o entusiasta!