Defenders Of Freedom 2009 – Parte 1

Reinaldo Neves

Durante o mes de Agosto de 2009, eu havia previsto uma viagem a New York, a fim de descansar da agitação e de alguns problemas do cotidiano, e conhecer um pouco mais a Big Apple. Esta é uma daquelas cidades nas quais você vai várias vezes e sempre tem coisas diferentes para ver e fazer. E como sempre faço em minhas viagens , procuro prever também algumas atividades voltadas a aviação, afinal nada como unir o útil ao agradável! Sendo assim, pesquisei na rede a ocorrência de shows aéreos na América do Norte e fiquei entre duas alternativas:

http://www.cias.org/,  Show Aéreo Internacional em Toronto, Canadá ou o

http://www.offuttairshow.com/, Defenders of Freedom, em Omaha, Nebraska.

Os custos de deslocamento e hospedagem para estes locais, a partir de N.Y são praticamente iguais, e para minha felicidade os Blue Angels, time de demonstração da Navy, se apresentariam nos dois shows. Minha escolha foi facilitada pela dificuldade de se conseguir o visto canadense em tempo hábil, então me preparei para uma viagem ao Nebraska.

Não uso mais os serviços das agências de viagens tradicionais. A internet facilitou e muito a nossa vida, poupando tempo de visitas a agências, pesquisa de hospedagens, definição de roteiros, etc. Comprei as passagens em um conhecido site de vendas e por 900 dólares parcelados em 6x viajei para Houston, Texas,onde fiz a imigração ( aquelas perguntinhas básicas…onde vai…qto dinheiro trouxe…) e na sequência voei para N.York, de onde retornei após 18 dias via Panamá. Em N.Y me hospedei em casa de amigos, em Astoria, no Queens, um apto a uma quadra do metrô, o que facilita e muito a vida por lá. Afinal Nova York é uma cidade muito bem servida pelo metrô, então deve-se procurar uma hospedagem proxima a alguma estação, e a partir dela voce tem acesso a toda a cidade. Comprei o ticket semanal do metrô ( U$ 28) e rodei muito por Manhattan.

De N.York viajei numa sexta feira, dia 28 , para a cidade de Kansas City, num vôo de 3 horas em um avião brasileiro ,Embraer 170 da Midwest Airways ( 220 dólares ida e volta). Lá no aeroporto retirei um carro, previamente locado via internet, e segui em uma viagem de 300 Km para o norte, até a cidade de Omaha, capital do Nebraska. Infelizmente não consegui nenhuma tarifa decente entre N.Y e Omaha, então tive que fazer este périplo. Acabou sendo interessante, pois a estrada sai do Kansas, entra no estado de Missouri, a seguir atravessa uma parte de Iowa e por fim chega ao Nebraska, além do carro ser muito confortável, automático, com cruiser e um som fantástico, o que ajudou a combater a monotonia. Sim, dirigir nas estradas americanas é muito monótono, pistas largas, muitas retas, tapetão, todo mundo certinho, nenhuma cidade…um tédio. Uma vez em Omaha procurei um motel e me hospedei próximo a um grande mall de lojas e serviços. No dia seguinte, após muitas idas e vindas consegui achar o caminho certo para a Base Aérea e finalmente posso começar o relato do Show:

 

DEFENDERS OF FREEDOM

É impressionante o patriotismo dos americanos, e em shows aéreos com forte carga militar, como este, essa faceta da cultura americana fica muito evidente,  demonstrada em bandeiras e nas camisas, estas com motivos nas cores do tão conhecido símbolo americano. Afinal, o Nebraska é um estado afastado da costa, um estado tipicamente americano, com longas planícies, cidades com poucos prédios e muitas casas, local onde se vê muito dos costumes mostrados nos filmes de Hollywood. E para completar, a cada passagem de um avião de combate a jato ( F-16, F-18, e o Stealth) o locutor bradava ” ladys and gentleman, this is the sound of freedom”  ( senhoras e senhores, este é o som da liberdade ) e a platéia aplaudia delirantemente…

Lá no meio estava eu, único brasileiro presumível, camisa amarela com detalhes em verde e o “Brasil” bem em evidência. Pelo menos 3 pessoas vieram me perguntar de qual cidade brasileira eu vinha, felizmente nenhuma perguntou se eu era de Buenos Aires…de qualquer forma chamei atenção, sempre faço questão de me identificar com o meu país.

Após estacionar meu carro dentro da Base embarquei em um onibus  militar e fui deixado no controle de acesso. Já sabendo previamente da proibição de bolsas grandes, levei apenas uma bolsa tipo pochete , com minha camera ( Nikon D-90 e lente 18-200 VR) e tambem uma 70-300 VR, além de 20 Gb em cartões de memória. Neste posto de controle diversos jovens militares se empenhavam em vasculhar os nossos pertences, checando o interior das bolsas e pequenas sacolas, além de inúmeros carrinhos de bebes, pois estes shows são uma festa para todos, e muitos vão para passar o dia com toda a familia, exceto os pets, estes proibidos.

Abertura

Logo na abertura um sargento, garbosamente vestido , declarou aberto o início das atividades, e posteriormente um grupo de jovens recrutas prestou juramento em frente a platéia, para alegria dos pais e parentes, estes devidamente equipados com cameras e filmadoras.

Os alto-falantes anunciaram então a chegada da bandeira americana,  trazida por um paraquedista que desceu em queda livre deixando um rastro de fumaça branca contrastando com o azul do céu.. Após a abertura do velame, 3 aviões iniciaram um voo circular ao redor do paraquedista, num belíssimo balé aéreo, enquanto o hino nacional americano era ouvido. A demonstração de patriotismo e reverência que os norte-americanos tem por sua bandeira é impressionante, todos ficaram de pé em atitude de respeito, a maioria retirando seus bonés e chapéus.

 

 

 

The Golden Knights

A apresentação a seguir coube aos paraquedistas do exercito americano, a equipe Golden Knights, team que se apresenta há décadas abrilhantando shows aéreos e divulgando o nome do Exército.

Na sequência 6 paraquedistas desceram abraçados em formação de uma estrela, separando-se  ainda em queda livre e colorindo o céu de fumaça branca e vermelha, contrastando com seus velames amarelo e preto. Aterragens precisas e suaves, bem em frente aos F-18 dos Blue Angels, sob aplauso dos milhares de espectadores.

 

Trio acrobático

Três excepcionais pilotos e suas também excepcionais máquinas brindaram ao público com um belíssimo show de manobras e beleza plástica nos céus de Omaha. Tim Weber e seu Extra 300, Greg Poe e seu MX-2 e John Klatt e o  Staudacher  S-300D

 

 

 

Offut Air Force Base Parade

Com este nome pomposo aconteceu uma série de passagens baixas dos dois principais aviões sediados  em Omaha.  Devido a sua posição estratégica , quase no centro do país, a Base é o quartel general do Comando Estratégico da USAF, e opera os 4 Boeing E4-B, responsáveis pelo transporte do presidente e altas autoridades do país e também os  RC-135, avião de reconhecimento e comando de combate aéreo.

 

 

 

 

 

Continua na Parte 2, com PT-17, Warbirds, B-17, Beech 18, F-15,  C-17, C-47, B-2 spirit, e os BLUE ANGELS!