CRUZEX 2018 – Coletiva de Imprensa.

 

Como sempre acontece no exercício militar CRUZEX (Cruzeiro do Sul Exercises) os comandantes de cada Força Militar participam de uma coletiva de imprensa. Nesta edição, sentaram-se a mesa os representantes do Uruguai, Chile, Peru, Canadá, Estados Unidos, Portugal, França e o representante do Brasil , Brigadeiro Medeiros, comandante geral do exercício.

Durante a coletiva , o Brigadeiro Medeiros falou sobre o objetivo da CRUZEX para a FAB, que é testar as capacidades logísticas e operacionais a nível mundial e não local, além do fator da integração entre Forças Militares de países amigos. Relatou que o planejamento logístico começou há cerca de um ano e toda a operação foi elaborada para ser executada no idioma inglês, visando a padronização das comunicações. Também informou que tropas especiais da FAB, Marinha e Exército estariam atuando como Guia Aéreo Avançado, treinando conceitos com as tropas de outros países. Por fim, o Brigadeiro justificou o hiato de 5 anos desde a última edição, devido ao envolvimento da FAB na Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas, além da própria reestruturação interna da Aeronáutica.

Na mesa, lado a lado, estavam os representantes do Chile e do Peru, países que tem um histórico de rivalidades e guerras.  O Cmt chileno falou sobre o objetivo de integração das Forças entre os países, mantendo sempre uma interoperacionalidade, além de agradecer ao apoio logístico da FAB. O Cmt peruano falou sobre treinamento conjunto visando atender interesses do governo de seu país. Também disse que nesta edição o Peru não teve problemas logísticos para trazer suas aeronaves.

Novamente os Estados Unidos enviaram uma unidade da Guarda Nacional. O Cmt informou que estão sediados no Texas, mas eventualmente participam de treinamentos em outros continentes. Seus integrantes trabalham em regime “part time”com a Guarda Nacional, exercendo atividades profissionais civis no dia a dia.

Após a coletiva, foi lida a relação dos profissionais de imprensa selecionados para o Mídia Flight e que voariam a tarde no C-105 Amazonas, fotografando a formação de sete aeronaves representantes das Forças Aéreas participantes. Infelizmente, após cerca de 30 minutos de vôo a sessão de fotos foi cancelada em virtude de uma dificuldade técnica em uma das aeronaves. O vôo foi adiado para o dia seguinte.

 

Reportagem: Reinaldo Neves

You can leave a response, or trackback from your own site.

One Response to “CRUZEX 2018 – Coletiva de Imprensa.”

  1. I discovered your weblog website on google and test just a few of your early posts. Continue to maintain up the excellent operate. I simply further up your RSS feed to my MSN Information Reader. Searching for forward to reading more from you afterward!…

Leave a Reply

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck