SAR ( search and rescue )     Salvando vidas

Unidades de busca e salvamento existem em todas as Forças Aéreas e são aquelas imediatamente lembradas quando de alguma catástrofe ou acidente de grandes proporções. Sua função básica é atuar como resgate tático de tripulações abatidas em território inimigo e para isso treinam intensamente em manobras e exercícios militares. Não se negam entretanto, a atender a população em rincões de difícil acesso e em todos os tristes eventos de desastres e destruição lá estão para minorar o sofrimento. Na foto, dois militares demonstram a técnica de salvamento conhecida como Maguire, na qual um resgate é efetuado em áreas que o helicóptero não pode pousar e não tem um sistema de guincho instalado a bordo.  Durante  a Cruzex a FAB manteve unidades SAR em alerta para atendimento as tripulações, se necessário. Esta equipe foi fotografada durante o evento Portões Abertos da Base Aérea de Natal, ostentando orgulhosamente a bandeira do Brasil.

 

O rugir da turbina

A menção do nome de um avião de caça a jato nos faz imediatamente visualizar uma aeronave esguia, afilada, veloz e…barulhenta! A grande potência despejada por estes motores possibilita que estes aviões se tornem pequenos bólidos a cortar velozmente o espaço em busca de uma interceptação ou , a exemplo de um gavião, abater mais uma presa.  A turbina  Pratt & Whitney instalada nos F-16 geram um empuxo de mais de 23.000 libras, chegando a 32.000 no último modelo do caça. Energia suficiente para eleva-lo a uma altitude de 50 mil pés ( 16.500 metros ) e uma velocidade máxima de Mach 2 ( 2.400 Km / hora ).  Esta foto mostra a altíssima temperatura na saída dos gases, impulsionando o avião em força máxima durante a decolagem. A beleza plástica da imagem permite  imaginar o rugido produzido por ela…na beira da pista estávamos todos os fotógrafos com protetores auriculares e mesmo assim tremíamos a cada decolagem.