Reinaldo Neves

 

No mes de agosto do ano passado estivemos em Córdoba, na Argentina, cobrindo o evento alusivo ao Centenário da Aviação Militar naquele país. Evento belíssimo, muito concorrido, passagens de 76 aviões argentinos e de outros países, podendo a reportagem ser conferida nesta matéria: http://www.asasmetalicas.com.br/centenario-da-aviacao-militar-argentina . Um dos pontos altos do evento foi a apresentação do núcleo da nova esquadrilha de demonstração da FAA, composta por aeronaves a jato IA63 Pampa, capitaneadas pelo primeiro Pampa II, este pintado em cores alusivas ao centenário. Por muito pouco, entretanto, o evento não se transformou em tragédia no final. No que seria a primeira passagem da nova esquadrilha, composta por seis aeronaves, ao ser realizada uma dispersão dois pampas se tocaram , vindo a cair alguns pequenos pedaços de algum tipo de enchimento da fuselagem de um deles. Ambos conseguiram efetuar o pouso e foram levados para longe do público. O grande público não percebeu o ocorrido, mas nós, repórteres estávamos posicionados bem na vertical do ocorrido e foi ao nosso redor que os tais “pequenos pedaços de enchimento ” vieram a cair. Houve uma espécie de concordância em não divulgar, para não atrapalhar o brilhantismo da festa e os dois dias de portões abertos.De fato, não vi fotos do ocorrido, na época. Em consequência deste episódio a apresentação da nova esquadrilha se resumiu a uma única passagem e nos dois outros dias do evento somente o novo Pampa II se exibiu. Na primeira foto o início da dispersão, os aviões envolvidos na colisão são os dois mais próximos. Na segunda foto a aeronave com a asa danificada pousa em segurança. O piloto provavelmente ficou com seu orgulho ferido , mas felizmente ficou apenas no prejuízo material.