Cidade de Tubarão-SC, homenageia piloto veterano da Força Aérea Brasileira

Giulliano Bittencourt Frassetto

 

Em Sessão Solene da Câmara de Vereadores do Município de Tubarão – SC, na noite do dia 25/03/2024, foi homenageado o Major Brigadeiro do Ar Adenir Siqueira Viana, por proposição do Vereador Nilton de Campos, acatada por unanimidade da casa. O Brigadeiro Viana recebeu o Título de Cidadão Honorário em razão dos seus atos em favor de toda a população tubaronense durante das missões de resgate feitas na enchente que destruiu a cidade em março de 1974.

A Tragédia
Completando-se 50 do evento catastrófico que marcou a cidade e todo o sul de Santa Catarina, diversos eventos marcaram a lembrança do povo tubaronense.  A enchente deixou muitos mortos, desaparecidos e desabrigados, impingindo uma ferida que demorou décadas para ser curada na cidade sul catarinense.  Tubarão fica localizada a 134 km ao sul de Florianópolis e faz limite com a cidade litorânea histórica de Laguna.  Uma nefasta conjunção de fatores, como chuvas torrenciais, correntes marítimas e de vento desfavoráveis e um leito de rio sinuoso e assoreado levou à enchente rápida e poderosa fazendo o Rio Tubarão subir 10 m acima do leito normal.  Naquela que foi a maior enchente do século XX na cidade, 199 vidas foram tragadas pelas águas, além da enorme destruição na cidade.

Homenagem
Com a presença de todos os nobres Edis do legislativo municipal, acompanhados de autoridades civis e militares convidadas, além da audiência popular e da transmissão pela TV UNISUL, o Brigadeiro Viana discorreu sobre sua carreira na Força Brasileira e especialmente sobre as dificuldades das operações há 50 anos.   Sob o olhar impressionado dos mais novos e emocionado dos que viveram aquele momento, Viana falou sobre a enchente e o sofrimento do povo sob a ótica de quem estava na ação como um dos protagonistas das inúmeras ações de resgate executadas na cidade, citando vários de seus colegas militares também envolvidos na ajuda humanitária.

Finalizando a homenagem o Presidente da casa convidou a todos para uma foto oficial junto ao novo cidadão honorário tubaronense.

 

Notas do Editor
1 –  O autor da matéria, Giulliano Bittencourt Frassetto,  nasceu na cidade de Tubarão no dia 23 de março de 1974, durante a enchente que assolava a cidade, tendo esta homenagem ao MB Viana se revestido de uma emoção a mais para ele. Giulliano é também spotter, sendo companheiro de viagens fotográficas registrando shows aéreos e operações militares. Seja bem-vindo as páginas do asasmetálicas, nos brindando com esta excelente reportagem. Receba nossos agradecimentos!

2 – O editor do site, Reinaldo Neves, ao chegar na Base Aérea de Santa Maria em julho de 1983, por conclusão do Curso de Especialista da Aeronáutica, teve como seu Comandante no 5/8 Grupo de Aviação o então Major Viana, coincidentemente envolvido (e todo o Esquadrão) com as enchentes em Blumenau. Registro aqui o nosso reconhecimento aos serviços deste grande oficial de nossa Força Aérea.

3 – A tela que fecha a Galeria de Fotos é de autoria do do renomado artista Willy Zumblick, que se notabilizou pelas pinturas retratando aspectos históricos e sociais da região. Na obra se vêem pessoas tentando  se salvar e regatar alguns pertences, acenando para o socorro alado enquanto as aguas caudalosas prosseguem em sua destruição.

 

 

 

Fotos: Câmara de Vereadores de Tubarão e Giulliano Frassetto.