Centenário da Aviação do Exército !

No dia 24 de agosto o Exercito Brasileiro festejou o centenário de criação de sua aviação. No ano de 1919 o Exercito inaugurou nos Afonsos, Rio de janeiro, a Escola de Aviação Militar,  iniciando a regulamentação de algumas ações que já vinham sendo realizadas de forma incipiente e isoladas. Nos anos seguintes foi oficialmente criada a nova arma, a Aviação Militar. Em 1941, com a eclosão da segunda grande guerra, o governo cria o Ministério da Aeronáutica e todo o acervo e unidades passam para a nova Força Militar.

Nos anos posteriores a guerra os diversos conflitos acontecidos ao redor do globo mostraram a necessidade das forças terrestres contarem com um apoio aproximado de aeronaves, principalmente de helicópteros, para suas missões de infiltração, patrulhamento, evacuações e ações táticas. Assim, em 1987 o Exército retoma as atividades aéreas, com a primeira turma de pilotos e mecânicos sendo treinados pela Marinha e principalmente pela Força Aérea. Atualmente o Exercito tem unidades de Aviação em Manaus, Campo Grande e Taubaté, onde funciona o Comando da Aviação.

 

 

 

 

 

 

 

O Evento

Cerca de 35.000 pessoas compareceram ao evento, que contou com diversas atrações. Haviam exposições estáticas de aeronaves e também de itens de apoio e equipamento bélicos, mostrando a abrangência do acervo das unidades aéreas. Dentre as aeronaves expostas citamos o HA-1, o tradicional AS-350 Esquilo, o  helicóptero Eurocopter AS 365 Dauphin, que em sua versão militar leva o codinome Pantera e o maior de todos, o Cougar, versão militar do EC-725. Com seus dois motores desloca 11 toneladas e transporta até  o efetivo de um pelotão. A Marinha do Brasil prestigiou o evento enviando uma aeronave  de seu acervo, o Seahawk, que é o Sikorsky MH-16, aeronave capaz de realizar a guerra antisubmarino.

As atividades do dia contemplaram uma apresentação da Banda de Música,  atuação de cães adestrados na atividade policial, apresentação da premiadíssima Fanfarra Municipal de Taubaté e uma demonstração das Harley Davidson, estas sob o hábil controle dos motociclistas do exército.

 

 

 

 

 

 

 

Show aéreo

A Esquadrilha Céu, sediada em Jacarepaguá, Rio de Janeiro abriu as demonstrações em vôo, com seus aviões sendo comandados por veteranos pilotos, sendo sucedidos por um helicóptero Cougar, que lançou diversos paraquedistas. Estes militares desceram transportando diferentes bandeiras comemorativas e a maior, delas, o Pavilhão Nacional. Mais duas apresentações foram realizadas pela Aviação do Exército, com um Pantera demonstrando a técnica do rapel e um Cougar efetuando o içamento de um veículo terrestre . O “grand finale” ficou a cargo da Força Aérea Brasileira,  que com seus conhecidos  A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça, encerraram as apresentações com chave de ouro. Parabéns ao Comando de Aviação do Exército por ter proporcionado um dia realmente festivo e de muitas atrações.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agradecimentos aos fotógrafos:
Henrique Matte

Marcio Lino
Alberto Semedo Neto

 

.

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck