O sábado amanheceu esplêndido! Céu azul, ausência de nuvens, uma coloração de tons amarelados e quentes, típicos das belas manhãs de inverno, apesar de estarmos em pleno verão em Sampa!  Na condição de hóspede da Base Aérea pude posicionar-me cedo no gramado em frente a pista lateral da Base, tendo por companhia apenas os pássaros matutinos e as duas aves metálicas Texan T6 e A326 Xavante, estáticas em frente ao mastro da Bandeira Nacional.

As 07 horas aterrissa o A-320 PR-MHI da Cia TAM, procedente do Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte. A sua foto tocando o solo marca o início dos trabalhos no BASP Spotter Day, em  Guarulhos. Alguns minutos depois, por volta das 07:15 fotografei o A-321 da Cia TACA, procedente de Lima, Peru, sendo este o primeiro vôo internacional fotografado no dia, precedendo uma série de outros registros do tipo a acontecer.

Instantes depois  alguém grita meu nome, me acena e se aproxima : Jones Dalazen, spotter e piloto, Cmt de Cessna 208, que sorridente me aperta a mão e a partir daí  tem início o fluxo de amigos chegando para o evento; – a lista dos spotters acabara de chegar no portão de acesso da Base Aérea e só então os madrugadores foram autorizados a  acessar o local.

Durante o dia cerca de 150 Spotters puderam se posicionar no amplo gramado lateral a Pista de Pouso, tendo em frente todo o visual das pistas, pátio de estacionamento, torre e Terminais. Do local, uma posição naturalmente elevada em relação a pista, era possível fotografar as aeronaves tocando o solo e iniciando sua frenagem bem em frente a nossa posição, proporcionando registros únicos para a grande maioria dos participantes.

O Organizador do evento, Luis A. Neves, do site Aeroin promoveu um sorteio de diversos itens aeronáuticos, incluindo safety-cards, leques, posters e maquetes. A cada pouso o sorteio era interrompido, todos se voltavam para a pista, registravam a aeronave e, ato contínuo, retornavam ao burburinho dos sorteios. Perde o sorteio mas não perde a foto!

Este evento foi, provavelmente, o maior evento de spotters já realizado no Brasil tendo sido muito bem organizado  e conduzido, apresentando uma excelente oportunidade para se fazer novas amizades, fortalecer os laços existentes, colocar os “causos” em dia, observar e registrar o movimento do maior aeroporto do Brasil e , fechando com chave de ouro, um dia de céu azul .

O site asasmetalicas e todos os spotters agradecem a Luis Alberto Neves , Carlos Roman e a equipe do Aeroin pelo evento.  Agradecemos também ao comando da Base Aérea de São Paulo, pela abertura do espaço à comunidade de entusiastas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Reinaldo Neves, Editor.