No último dia 10 de Outubro foi comemorado o  86. º aniversário de criação da Fabrica Argentina de Aviões (FAdeA) “Brigadeiro San Martín”  S/A, localizada na província de Córdoba.

Durante o evento a empresa apresentou sua nova aeronave avançada de ataque leve e treinamento, modelo IA-63 Pampa III.

O evento foi presidido pelo Ministro de Defensa Agustín Rossi e outras altas autoridades provinciais, civis e militares. O projeto visa a produção de 18 unidades do modelo para treinamento da Força Aérea Argentina e um total final de até 100 unidades, na versão Pampa III GT aeronave de ataque leve, incluindo exportações. Todas as versões estarão utilizando uma alta tecnologia de equipamentos avançados, produzidos pela Elbit Systems de Israel, fabricante de materiais eletrônicos para defesa.

Dentre as modificações e novidades apresentadas destacam-se:

-O piloto utilizará o capacete “Targo” no qual serão projetados todos os dados essenciais do vôo, facilitando assim  o cumprimento da sua missão, levando ainda um display para visão externa, dia, noite e simulação, disponibilizando desta forma os dados e acompanhamento desde a fase de planejamento ,o vôo tático e o resumo da missão.

-Os assentos ejetáveis serão do modelo K-36, de fabricação russo/ucraniana, substituindo o modelo inglês Martin Baker MK-10, em uso nas versões pampa I e II. Esta foi uma imposição política do governo argentino.

-Aeronave equipada com sistema de glass cockpit  fornecido pela Elta Systems.

-Outros sistemas incorporados e fornecidos por Israel Aerospace Industries, Honeywell, Rockwell Collins, Liebherr and Sagem.
Segundo o presidente da Cia, Raul Arganaraz este avião pode ser considerado como sendo uma  outra aeronave em comparação com as versões iniciais do modelo.

Fontes: aeroespacio.com.ar e mercopress.com

Fotos:  Fadea e asasmetalicas.com.br