O Aire 75 foi uma grande festa aviatória que teve lugar durante as comemorações dos 75 anos do “Exercito Del Aire” como é chamada a Força Aérea da Espanha.  Nem a chuva que volta e meia rondava a Base Aérea de Torrejon arrefeceu o ânimo da população ,que acorreu ao evento em um número muito elevado: mais de 200 .000 pessoas lotaram as instalações da Base e muitos milhares ficaram nos arredores, sem conseguir acessar ao local. Cerca de 130 aeronaves de diversos países se exibiram, estáticamente ou na linha de vôo.

Uma grande surpresa no evento foi a chegada do Rei Felipe VI e seu pai Don Juan Carlos, a bordo de um helicóptero Superpuma, pilotado pelo Rei Felipe VI. Os monarcas chegaram as 11:15 e permaneceram por 5 horas assistindo as apresentações, em uma visita de caráter não oficial, ambos são entusiastas e gostam de assistir a shows aéreos.

Itália, França , Suíça e Polônia enviaram suas esquadrilhas de demonstração , que somaram-se as equipes espanholas e também civis, fazendo com que  durante toda a jornada de quase 12 horas sempre houvesse alguma aeronave/equipe no “display”.  Uma das estrelas do evento, em esposição estática foi o cargueiro militar A-400, aeronave projetada para substituir/concorrer com o C-130 e que entrará em serviço na Espanha em 2016.

Confira algumas fotos do evento:

Patrouille de France, cargueiro A-400M e Harrier da Marinha espanhola.

Patrulla Aguila, equipe de demonstração do Exercito del Aire.

PC-7 Team,  da Suíça    e   Frecce Tricolore

Helicóptero da Patrulla ASPA, Aeronave C-130 Hércules, F-18 Hornet, e Casa C-101 Aviojet

Aeronaves F-5 da Patrouille Suisse e Aermachi da Frecce tricolore, da Itália.

Fonte: Flynews e europapress

Agradecimentos:       O site asasmetalicas agradece aos spotters espanhóis pertencentes ao esquadrão virtual de entusiastas ESCUADRON 69,  que gentilmente forneceram imagens para esta reportagem. Seus codinomes são E-69 Bucaral, Guss e Von Hammer.

.