AERO ROCK 2015, um show de acrobacias!

Reinaldo Neves

Aviação, com seus motores possantes, barulhentos e muita emoção. Rock’n’roll com suas guitarras, bateria, acordes, músicas poderosas e…barulho e agitação!  Misture estas duas nascentes de fortes sentimentos, adicionando uma cidade de interior, um clima agradável e ameno, encontro com amigos e você está em Pará de Minas, mais precisamente no Aeroporto da cidade  e no local exato do Aero Rock 2015!

Durante o dia 13 de junho, sábado, aficionados da aviação e do rock se encontraram  no pátio do aeroclube e assistiram a belíssimas apresentações de pilotos e um festival de aeronaves pousando e decolando do aeroporto. No período da noite os motores se calaram e as guitarras do J.Quest ecoaram a sua música.

Uma das atrações do evento foi a apresentação do Cmt Brasil, voando com uma aeronave Pitts 2B. O piloto trabalha na Cia TAM há 30 anos e é piloto internacional de Boeing 777. Em suas horas de folga ele se diverte pilotando aviões acrobáticos. Brasil fez uma belíssima sequência acrobática e estará no próximo mês participando do Campeonato Brasileiro de Acrobacia.

A Força Aérea Brasileira esteve representada através de uma aeronave Tucano, o FAB T-27 1361,  com a pintura comemorativa dos 30 anos do primeiro vôo do modelo, no final de 1983.

A grande estrela da festa aviatória foi o piloto norte americano Skip Stewart. Considerado um dos maiores pilotos acrobáticos de show aéreo em atividade no mundo, Willians Lewis Stewart fez duas apresentações, uma pela manhã e outra ao entardecer, quando realizou sua mais famosa manobra, o corte de fitas próximas ao solo. Nesta apresentação duas fitas foram erguidas na pista, a poucos metros do solo. O piloto realizou uma passagem em alta velocidade por baixo das fitas, retornou voando de dorso e cortou a fita superior com o leme do avião. Na sequência, retornou à pista voando “em faca” e cortou a fita inferior com a asa esquerda.  Precisão cirúrgica!

Uma surpresa do dia foi o vôo da aeronave Yakolev YAK-52, avião de treinamento dos países do leste europeu e com apenas dois exemplares no Brasil. Após um longo período de manutenção/preparação o avião realizou sua primeira apresentação oficial em evento aéreo, tendo o piloto Berg Junior nos comandos.

No evento não poderia faltar demonstração de uma equipe acrobática, quando diversos pilotos voam juntos em perfeita harmonia e sincronismo de movimentos. A Esquadrilha CEU, sediada no Rio de Janeiro compareceu trazendo 5 aeronaves modelo Vans RV-7 e RV-8. Um dos pré-requisitos para ingresso no “team” é ter sido integrante da FAB e praticamente todos os pilotos tem acima de 60 anos de idade, alguns tendo inclusive voado na Fumaça. Sua apresentação foi perfeita, encerrando-se quando o sol já quase tocava o horizonte, banhando as aeronaves com os característicos  tons quentes do por do sol. “Chave de ouro” no encerramento das atividades aéreas do Aero Rock.

A animação continuou pela noite, todos embalados pelo som da banda J.Quest.  Após um hiato de 2 anos, o Aero Rock retornou confirmando sua vocação de evento acrobático por excelência!

Reportagem e fotos: Reinaldo Neves

Agradecimentos:  Agradecemos ao empresário Mark Binder, visionário responsável pelas diversas engrenagens que juntas  possibilitaram a realização do evento.

O site também agradece a Raphael Brescia e Marcos Junglas , que coordenaram o trabalho de cobertura jornalística e spotters.

.