Reinaldo Neves

Um sábado de céu azul e nuvens esparsas recebeu o público que acorreu ao Aeroclube de Pará de Minas no último dia 08. As pessoas que se dispuseram a enfrentar o sol e o calor na área em frente ao pátio de estacionamento e manobras das aeronaves foram agraciadas com um belíssimo dia de demonstrações aéreas, realizadas por alguns dos melhores pilotos acrobáticos do país e uma das figuras dominantes na acrobacia mundial, o norte americano Skip Stewart. Também puderam conhecer o trabalho de conservação e conscientização de nossa fauna, através dos integrantes do  grupo BH Hawking, que trouxeram algumas águias e falcões.

O evento Aero Rock, em sua edição 2013 trouxe para a jornada a equipe de acrobacia CEU, formada por pilotos da “velha geração” , pilotos que em algum momento serviram a Força Aérea Brasileira e que formaram a Esquadrilha CEU. Juntos, eles somam mais de 12.000 horas de vôo em formação, fruto dos anos servidos a FAB. No evento apresentaram-se com quatro aeronaves modelo Van RV-7.

Durante o dia,entre os diversos pousos e decolagens foram acontecendo as apresentações de vôos de parapente motorizado, aeromodelos, acrobacias dos pilotos Brasil, Lucas Bonventi e do campeão Skip Stewart, estrela maior do evento.

O piloto brasileiro Lucas Bonventi, voando com seu PITTS  PT- ZRP mostrou porque é um dos nomes fortes do aerodesporto nacional, executando com arrojo e maestria as diversas figuras planejadas.

O convidado Skip Stewart apresentou-se pela manhã e a tarde, encerrando com seu vôo as atividades aéreas do evento. Seu show inicia-se com uma sensacional decolagem com o avião “arrastando-se” a baixíssima altura, num pré-stall e soltando rolos de fumaça branca sobre a pista, realmente de tirar o fôlego. Após diversas sequências a média e baixa altura o piloto realizou então o ponto alto do seu show: – o corte de duas fitas suspensas a alguns metros do chão, sobre a pista.. Na primeira passagem, uma aparente desistência, seqüenciada por uma impressionante  passagem por baixo das fitas, com os pneus passando a menos de um metro da pista, em altíssima velocidade. No retorno, uma inversão e Stewart, voando de dorso, corta a fita superior com os trens de pouso, passando com seu avião no limite entre as duas fitas, sem cortar a fita inferior. Na última passagem aproxima-se com o avião voando “de lado “ em um ângulo de 45 graus com a pista e secciona a fita inferior com a ponta das asas. Aplausos e mais aplausos!  Após descer da aeronave o piloto gentilmente concedeu autógrafos e tirou fotos com o público, no melhor estilo de nossa “Fumaça“.

Durante a noite a festa aconteceu animada com shows da banda Tianastacia e de Marcelo D2.