A Força Aérea Brasileira iniciará nos próximos dias  o seu maior exercício militar conjunto. A CRUZEX 2013. Sua primeira edição ocorreu em 2002 , na Região Sul do país e a partir de então, com exceção da edição de  2006, realizada em Anápolis, todos os exercícios aconteceram tendo a Base Aérea de Natal como principal Base de Operações.

Nesta Base Aérea, cuja origem remonta ao início da Segunda Guerra Mundial, operam hoje as unidades encarregadas da formação dos novos pilotos de caça e de helicópteros da FAB. São os Esquadrões 2°/5° Grupo de Aviação – Esquadrão Joker – e o 1°/11° Grupo de Aviação – Esquadrão Gavião. Durante a Cruzex 2013 as aeronaves de caça e alguns helicópteros estarão sediados em suas instalações.

Na Base Aérea de Recife ficarão sediados os aviões de reabastecimento, busca, reconhecimento e também alguns helicópteros. Nesta Base operam hoje o 2º Esquadrão de Transporte Aéreo – Esquadrão Pastor, equipado com aeronaves C-95 Bandeirante, C-97 Brasília e C-98 Grand Caravan, e o  1°/6° Grupo de Aviação – Esquadrão Carcará – atualmente voando aeronaves R-95 Bandeirante e R-35 Learjet.  O gerenciamento do tráfego aéreo do exercício  também será realizado na cidade de Recife, pelo Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III).  Um helicóptero da FAB também permanecerá em Caicó (RN) de alerta para qualquer emergência

As aeronaves escaladas para o evento estarão chegando de todo o país, voando desde a Base de Santa Maria, próximo a Argentina ou atravessando a selva amazônica, caso dos helicópteros AH-2 do 2°/8° Grupo de Aviação, de Porto Velho (RO). Estas aeronaves fazem seu “debut” na Cruzex. Os caças a jato modelo F-5M são um dos exemplos da amplitude de atuação da Força no vasto território nacional e da capacidade de se reunir em uma operação: Alguns aviões virão de Manaus, região norte, outros virão da região sudeste, Rio de Janeiro, e outros mais do frio dos pampas.

Relação das aeronaves previstas:

14 Caças Northrop F-5M

04 Caças Dassault Mirage F-2000

07 aeronaves de ataque AMX A-1

03 aeronaves de reconhecimento AMX RA-1

05 aeronaves de ataque leve Embraer A-29

02 aeronaves de vigilância eletrônica E-99

01 reabastecedor Hércules  KC-130

02 transportes Hércules C-130

02 transportes EADS C-105 Amazonas

01 SAR EADS C-105 Amazonas

04 Helicópteros Sikorsky H-60L Blackhawk

04 Helicópteros MIL MI 24 AH-2 Sabre

01 Helicóptero Bell H-1H

01 Helicóptero Eurocopter H-34 Super Puma