Defenders of Freedon 2009 – Parte 2

Reinaldo Neves

 

Gary Rower’s PT-17

Com seu belíssimo Stearman vermelho e branco , modelo de 1942, Gary realizou uma sequência de acrobacias em baixa altitude,  combinadas com subidas velozes e passagens baixas, bem ao nivel dos F-18 estacionados . Este avião foi fabricado em 1942 e totalmente remodelado em 1973, quando passou a utilizar um motor de 9 cilindros e 450HP, o que o tornou bem barulhento, como convém a um clássico radial.

 

Warbirds

Na seqüência, os warbirds decolaram para uma demonstração de um dia na Segunda Guerra Mundial.  Uma aeronave japonesa Zero realiza um ataque surpresa a Base, bombardeando a pista, ao som das sirenes de alerta. Um P-51 D consegue decolar e imediatamente é atacado pelo Zero, conseguindo escapar, ganhando altura e , a partir de uma posição mais elevada revida ao ataque “encaudando” o O Zero, o qual então é atingido após uma seqüência de rajadas das .50 e, soltando fumaça dos motores retira-se do campo de batalha.

Após a fuga do Zero uma B-17G, totalmente artilhada e brilhando ao sol, alguns P-51 Mustangs realizaram algumas passagens individuais e coletivas , mostrando a manobrabilidade  e a beleza plástica das aeronaves, relembrando um tempo em que  na aviação de combate o “braço” do piloto era o fator decisivo.

Repentinamente o Zero reaparece, atacando furiosamente a B-17G, a qual é imediatamente socorrida por 3 P-51 da escolta que “abatem” o agressor.

O Team recebe ainda uma A-26 e um OV-1 Mowahk, que igualmente realizam diversas passagens, enquanto a B-17 e P-51 aterrissam.

 

 

Matt Younkin – Beech C18S

Conhecidíssimo nos shows aéreos,  o Beech C18 batizado de “Magic by Moonlight”,  pilotado por Matt foi brilhantemente conduzido em uma apresentação que privilegiava sua pintura vermelho e preto, somado ao barulho dos  2 motores Pratt and Whitney R985 engines, de 450 hp cada  e a fumaça branca, num show realmente inesquecível. Foi a primeira vez que vi um avião bimotor  a hélices realizar acrobacias.

 

McDonnel Douglas F-15E
Em seguida um F-15 decolou e durante 10 minutos brindou o público com uma série de passagens e manobras.  A aeronave pertence ao 334th Fighter Squadron “Fighting Eagles”, sediados na Base Aérea de Seymour Johnson .

 

Heritage Flight

F-15, F-16 e P-51D

Ao F-15 juntou-se um F-16 Fighting Falcon, caça que é a espinha dorsal de várias forças aéreas mundo afora,  e um P-51D Mustang, ícone da Segunda Guerra. É muito emocionante ver uma demonstração destas belíssimas máquinas metálicas,  voando perfeitamente em ala,  relembrando aos presentes que muitas vidas se perderam e que a liberdade , por vezes, é duramente conquistada e  mantida pela ação destas máquinas.

 

 

Heritage Flight

C-17 e C-47 ( DC-3 )

Após a apresentação dos  caças, um cargueiro Boeing C-17 Globemaster lll, da Base Aérea de Altus realizou algumas passagens sobre a pista e a ele juntou-se um Douglas DC-3-454, designação militar de C-47 , principal cargueiro americano na Segunda Guerra, o mais bem sucedido avião de carga do mundo e ainda voando. Para se ter uma idéia, o modelo neste show está no ar desde 1942, ano de sua fabricação.

 

 

B2-Spirit

Uma passagem muito esperada foi a do B2 Spirit, também conhecido como Stealth B2. Com um custo individual  em torno de 2 bilhões de dólares, é uma das maquinas de guerra mais caras do planeta e sua apresentação foi rápida, sem pouso ou fotografias próximas. Este avião já está se tornando uma lenda viva.

 

 

C-130  Blue Angels

Acompanhando a equipe de demonstração da marinha Americana estava o famoso C-130T , carinhosamente chamado de “Fat Albert”, o qual acompanha o team há mais de 34 anos. Além de transportar a equipe de apoio o Hércules realiza também seu show, que inclue taxiamento de ré na pista e decolagem usando o sistema de foguetes auxiliares, que permitem uma decolagem rápida, em menos pista e com maior ganho de altitude. Uma pintura muito bonita, vê-lo realizando suas passagens contra o azul do céu e nuvens brancas são imagens inesquecíveis.

 

 

Blue Angels.

As 16 horas iniciou-se o show mais esperado do dia, a apresentação dos Blue Angels, equipe de demonstração da US Navy, a qual existe desde 1946. Atualmente a aeronave utilizada é o Boeing F/A-18 Hornet, mas a unidade já operou 10 diferentes aeronaves ao longo de sua história.

Após algumas passagens individuais o team realizou diversas manobras com 4 aeronaves, incluindo a clássica formação diamante . As duas outras aeronaves mesclaram  passagens velozes com 2 passagens bem lentas, com alto ângulo de ataque, perto de um quase stoll. Surpreendente !!

Posteriormente as equipes se uniram e encerraram a apresentação com a manobra “Flor de Liz”, semelhante a que é executada pela Fumaça.